expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Quando os sinais envelhecem

Por Jon Paulien (RA, out de 2008)
Em 16 de novembro de 1966, cientistas predisseram uma grande chuva de meteoros. Carlos e eu, estudantes universitários, esperávamos ver uma repetição da grande chuva de meteoros, ocorrida em 1833, que levou muitos a esperar para breve a volta de Jesus.
Mas o céu estava escuro naquela noite. Não existia nada para ver, nem uma estrela, muito menos um meteoro. Pegamos o carro de meus pais e percorremos as estradas de New Jersey, procurando ver ao menos um pedacinho de céu claro, mas sem resultado. A chuva de meteoros de 1966 pode ter sido tão grande quanto aquela de 1833, mas só pôde ser vista de dentro de aviões e em alguns lugares do Oeste americano. Ambos os chuveiros de meteoros estavam relacionados a fragmentos celestes deixados para trás pelo cometa Temple-Tuttle, que percorre uma órbita de 33 anos em torno do Sol. Algum aumento na queda de meteoritos acontece todo mês de novembro, vindos, ao que parece, da Constelação de Leão.

Carlos e eu estávamos tentando retomar algo do espírito de nossos pioneiros adventistas. O grande Terremoto de Lisboa de 1755, o Dia Escuro em 1780, e o grande chuveiro de meteoros, vindo da Constelação de Leão, em 1833, todos pareceram confirmar as palavras de Apocalipse 6:12,13: "Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue, as estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes."
A chuva de meteoros de 1833 dirigiu nossos antepassados à sua Bíblia, e eles procuraram compreender mais profundamente a segunda vinda de Jesus. Aqueles sinais pareceram confirmar que Jesus voltaria em seus dias. Contudo, todo o século 19 passou e os sinais começaram a envelhecer. Em 1966, esses sinais estavam realmente ficando velhos. O que você faz quando os sinais envelhecem?
Sinais de época - Uma coisa de que devemos nos lembrar é que, tanto os sinais no céu quanto os que acontecem na Terra, não são nenhuma novidade. Quando examinarmos cuidadosamente o Novo Testamento, descobrimos que muitos eventos mundiais que os cristãos tomam como sinais do fim são, na verdade, sinais de uma época. Eles nos ensinam que Jesus sabe, por antecipação, as características e os eventos de toda uma época. Ele não Se enganou quanto aos eventos que apontam para o fim.
Quando os discípulos pediram a Jesus (Mt 24:3) que dissesse qual seria o sinal de Sua vinda e do fim do mundo, Ele respondeu: "E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim" (verso 6). Como se vê, guerras e rumores de guerras não anunciam o fim; são parte de como seria a vida antes do fim.
Jesus continuou: "Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores" (versos 7,8). Para Jesus, guerras, fomes e terremotos não sinalizam o fim - são apenas sinais do início do fim! Os discípulos perguntaram por um sinal do fim; Jesus deu a eles sinais de uma época. No relato de Lucas, Jesus acrescentou a expressão "coisas espantosas e também grandes sinais do céu" (Lc 21:11), ao Se referir a esses sinais de época (confira o verso 9). Esses sinais não foram dados para estimular a especulação sobre a contagem do tempo do fim. Em vez disso, eles nos lembram de que devemos estar vigilantes, em todo o tempo, com respeito ao fim (Mt 24:42).
Se guerras, terremotos e fomes são sinais de uma época, não devia nos surpreender que muitos dos chamados "sinais do fim" tivessem acontecido já no primeiro século. Enquanto a paz caracterizou a Palestina em 31 d.C, aconteceram "guerras e rumores de guerras" ao longo da década de 60 d.C; ocorreram fomes (At 11:28) e terremotos (Laodicéia, em 60 d.C, Pompeia, em 63 d.C, Jerusalém, em 64 d.C, e Roma em 68 d.C), e sinais no céu (veja O Grande Conflito, p. 29). E Paulo pôde até afirmar que, em seus dias, o evangelho fora pregado no mundo todo (Cl 1:23; Rm 1:8; 16:26). Não é de admirar, então, que os apóstolos acreditassem estar vivendo nos últimos dias (At 2:14-21; Hb 1:2; IPe 1:20; ljo 2:18).
Assim, de acordo com a Bíblia, não deveríamos ficar surpresos com o fato de que os sinais estivessem envelhecendo. Eles foram dados, não para satisfazer nossa curiosidade quanto à contagem do tempo do fim, mas para estimular o estudo da Bíblia e uma vida de fé.
Os eventos de 1755-1833 serviram para conscientizar nossos pioneiros adventistas de que haviam entrado em um período significativo - o período final da história da Terra. Estudantes adventistas do sétimo dia descobriram nos livros de Daniel e Apocalipse que, enquanto os "últimos dias" começaram ver dadeiramente no período do Novo Testamento, o "tempo do fim" é um fenômeno mais recente. Com o cumprimento das grandes profecias de tempo de Daniel e Apocalipse, estamos agora vivendo no tempo do fim. Conquanto não saibamos, com certeza, se esta será a última geração, sabemos que o fim pode chegar logo. E isto deve nos manter focados na única questão que realmente importa.
Mantendo viva a fé - A questão realmente importante é estar preparado para encontrar Jesus quando Ele vier. Isso é o que deve manter viva nossa fé quando os sinais envelhecem. Por isso, o Salvador diz: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo" (Ap 3:20).
A tragédia de quem estiver perdido quando o fim chegar não é a qualidade de sua teologia ou a falta de boas ações. Em vez disso, Jesus lamenta: "Eu nunca conheci vocês" (veja Mt 7:21-23; 25:12). O clímax do tempo do fim não é a batalha do Armagedom, mas a "manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo" (Tt 2:13). O fim tem que ver com Jesus, mais do que com eventos ou idéias.
Eilen White concorda enfaticamente que conhecer Jesus é o fator-chave em uma abordagem saudável com respeito ao assunto do fim:
"A brevidade do tempo é freqüentemente realçada como incentivo para buscar a justiça e fazer de Cristo o nosso amigo. Este não deve ser o grande motivo para nós; pois cheira a egoísmo. É necessário que os terrores do dia de Deus sejam mantidos diante de nós, a fim de sermos compelidos à ação correta pelo medo? Não devia ser assim. Jesus é atraente. [...] Deseja ser nosso Amigo, andar conosco por todos os acidentados caminhos da vida. [...] Jesus, a Majestade do Céu, deseja elevar ao companheirismo com Sua pessoa os que se dirigem a Ele com seus fardos, fraquezas e cuidados" (Review and Herald, 2 de agosto del881).

Que lindo é esse resumo sobre centralidade de um relacionamento com Jesus e de uma saudável antecipação do fim! É o caminhar diariamente, o diário companheirismo que deve nortear nossa expectativa de uma eternidade com a Pessoa de Jesus!
Uns 15 anos atrás, lecionei algumas disciplinas no Helderberg Collège, África do Sul. Fiquei, pela primeira vez, mais de um mês longe de minha esposa. Não foi uma experiência fácil. Mas, com a demora, nosso relacionamento se tornou mais forte. E como eu poderia esquecê-la? Porventura, fiquei cansado de esperar e comecei marcando datas imaginárias para meu retorno? Não! Eu gastei aquele mês pensando nela mais do que já havia pensado antes. De fato, ela nunca esteve mais doce, mais bonita para mim durante aquele período de ausência. Quanto mais o tempo avançava, mais avidamente eu imaginava nosso esperado reencontro. Mentalmente, saboreei de novo nosso relacionamento, e meu desejo por ela só aumentou.
Assim deve ser com o retorno de Jesus. Vale a pena todo o tempo e energia que gastarmos para co-nhecê-Lo ainda mais. Por Ele, vale a pena enfrentar todas as dificuldades do tempo do fim. Ele é digno de que passemos "diariamente uma hora a refletir sobre [Sua] vida" (Eilen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 83). Caso nosso relacionamento com Ele seja renovado cada dia, crescerá nosso desejo de estar pessoalmente com Ele. Assim, cada acontecimento, na Terra ou no Céu, nos convida a aprofundar nosso caminhar com Ele. E quando, realmente, conhecermos Jesus, os sinais nunca envelhecerão.
Jon Paulien é o diretor da Escola de Religião da Universidade de Loma Linda