expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Doutrinas e Profecias Apresentadas na Tríplice Mensagem

Por F. D. Nichol

Não obstante, antes de eu apresentar um esboço dos anos de 1844 ao presente, me permitam apresentar as doutrinas e predições proféticas que são ou explícitas ou implícitas na tríplice mensagem:
1º - Deve-se proclamar uma mensagem nos últimos dias da história terrestre, mensagens que não é um evangelho novo, nem uma fórmula para salvação, mas "o evangelho eterno". Evidentemente será necessário salientar muito especificamente este evangelho eterno, a fim de encontrar algum item que deve se desenrolar nos últimos dias da história terrestre.
2º - Existe um chamado aos homens para que adorem, não a um Deus panteísta, nem um Deus evolucionista, nem um Deus místico, mas o Deus Criador, os homens devam "temer a Deus... e adorar Aquele que fez os céus e a terra." Evidentemente existe a necessidade nos últimos dias para salientar uma grande verdade elementar, com respeito à natureza, o caráter e a autoridade de Deus.
3º - Uma mensagem deve ser dada anunciando um clímax à história da terra, e isto sem demora. Mas o clímax deve ser em juízo, rápido e decisivo, não em transição imperceptível de santidade pela conversão universal. Nós podemos corretamente aqui unir os juízos investigativo e executivo, ao considerarmos a última importância desta mensagem do juízo. Em outras palavras, deve haver uma grande necessidade de pregar uma verdade particular com respeito ao caráter dos eventos que estão no fim do caminho, que os homens podem saber definitivamente o que está À FRENTE. Existe a necessidade de apresentar o que teólogos descreveriam como uma escatologia finamente preparada, uma doutrina das últimas coisas, uma doutrina do juízo e do Advento.
4º - Esta mensagem de que a hora do juízo de Deus é vinda, tem implícita em si, a mensagem que Cristo vem a segunda vez, pessoalmente, externamente e em breve. Foi somente quando homens começaram a aceitar a doutrina da conversão do mundo e um milênio terrestre que eles permitiram que a doutrina da vinda literal de Cristo se apegasse em suas mentes. As Escrituras sempre uniram conjuntamente o fato de final juízo de Deus com a vinda pessoal de Cristo. Não é uma extensão sem garantia do texto dizer que a mensagem da hora do juízo é também a mensagem da vinda literal de Cristo pela segunda vez.
5º - Mas esta mensagem do juízo que focaliza nossas mentes no clímax da história da terra também leva o nosso olhar diretamente ao santuário nos altos céus, para verificar a maneira em que o trabalho expiador de Cristo pelo pecado é executado. Evidentemente deve haver uma necessidade grande e crescente nos últimos dias da história da terra de trazer aos homens uma clara compreensão da realidade do pecado e mostrar que nós podemos ser purificados dele. A mensagem conta com o fator tempo; ela começa em 1844.
6º - Está implicado nesta tríplice mensagem um chamado para guardar a santa lei de Deus, pois o chamado de "temer a Deus", à vista do juízo, pode apropriadamente ser relatado em termos de Ecl. 12:13 e 14: "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus, e guarda os Seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más." Aqui temos uma mensagem de explícita obediência a uma norma moral claramente definida.
Esta conclusão razoável que um chamado para guardar a lei de Deus é implícita na tríplice mensagem, é reforçada pela descrição dos santos de Deus que é apresentada imediatamente seguido o anúncio da tríplice mensagem: "Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." Apoc. 14:12.

A Mensagem do Segundo Anjo

7º - Uma mensagem deve ser dada de que as organizações religiosas caíram espiritualmente, caíram do alto nível espiritual no qual deviam andar, caíram das grandes verdades cardeais que deviam distinguir os seguidores de Cristo. Vai além dos limites desta preleção apresentar a evidência que Babilônia descreve as igrejas caídas. Este ponto eu posso te como certo ao dirigir-me a um auditório adventista.

Que esta queda de Babilônia é progressiva pode ser concluído do fato que a mensagem é repetida em Apoc. 18, mas com ênfase elevada e novos detalhes. Embora o primeiro e o terceiro anjo de Apoc. 14, são mencionados como clamando em uma "alta voz", o segundo anjo não é assim descrito. Eu não salientaria este ponto, embora seja um fato interessante que os nossos pioneiros fizeram. E, por contraste, eles também salientaram o fato que o anjo de Apocalipse 118, tinha "grande poder", e a terra é "iluminada por sua glória", e "ele clamou fortemente com uma voz alta." 
Embora Babilônia tenha caído, ela contém muitos do povo de Deus. A tarefa dos que proclamam a segunda mensagem, é a tarefa de chamar homens para fora. Evidentemente as condições no mundo religioso devem se desenvolver para que haja a necessidade de ressoar nos dias à frente, um novo e mais alto clamor que nunca tenha sido feito antes: "Caiu, caiu Babilônia," "Sai dela, povo Meu."
A Mensagem do Terceiro Anjo

8º - Existe explícita uma advertência contra o culto dominical. Outra vez posso dizer, parenteticamente, que vai além do ambiente destas conferências mostrar que a marca da besta é o culto ao domingo. Isto eu devo poder considerar entendido ao dirigir-me a uma conferência de ministros adventistas.
9º - Existe implícito na tríplice mensagem um chamado para guardar o santo sábado de Deus, o que é evidente por duas razões: (1) Nós já descobrimos que existe implícito o chamado para guardar a santa lei de Deus, que inclui o sábado; e, (2) se devemos advertir os homens contra a observância do sábado errado, é evidente que a nossa mensagem não está completa até que tenhamos apresentado a mensagem do verdadeiro sábado.
10º - A Tríplice Mensagem apresenta cinco profecias:
a) Que Roma e os Estados Unidos estarão dominando. Não nos esqueçamos que em toda a discussão da terceira mensagem nós devemos pensar dela em relação ao décimo terceiro capítulo de Apocalipse, pois a besta, e a imagem da besta, mencionados em Apocalipse 14:9, encontram a sua explicação no décimo terceiro capítulo. De fato, é no verso 16 daquele capítulo que nós primeiro achamos uma referência da marca da besta. Portanto, vendo a terceira mensagem angélica no fraseado do décimo terceiro capítulo, nós estamos certos ao declarar que a terceira mensagem contém uma profecia que nos últimos dias Roma e os Estados Unidos estarão dominando nos negócios mundiais.
b) Que o Protestantismo estará dominando nos negócios dos Estados Unidos.
c) Que o Protestantismo estará, de alguma maneira ao menos, unido. Obviamente, se o Protestantismo deve adquirir uma posição dominante nos negócios da nação, ele deve apresentar uma frente bem mais unida do que foi a de 1844. Naquele tempo o marco de destaque do Protestantismo nos Estados Unidos, como em outra parte, foi a sua qualidade divisória e guerreira.
d) Que haverá uma cooperação unida entre Roma e os Estados Unidos. Como poderia a segunda besta de Apocalipse 13 chamar os homens a fazer uma imagem à primeira besta, que recebeu e se recuperou da ferida mortal, a não ser que houvesse um entendimento único entre eles? E é da besta e de sua imagem que o terceiro anjo fala.
e) Que nos últimos dias o Sábado do Sétimo Dia terá um significado como um sinal de aliança com Deus. O contexto claramente o implica.

Eu não creio ter passado os limites da dedução razoável das palavras da Escritura, no que eu aqui tenho dito à medida que as doutrinas e declarações proféticas, ou explícitas ou implícitas na tríplice mensagem. De fato, creio que estou apenas relatando a posição adventista há muito tempo estabelecida e a interpretação destas mensagens.

Nossos pioneiros brevemente compreenderam que a tríplice mensagem contém as proposições aqui enumeradas, o que significa que eles rapidamente que a sua primeira vaga concepção da primeira e segunda mensagem angélica como estando no passado, estava errada, a que em vez disto, o primeiro anjo é seguido pelo segundo e então pelo terceiro, não no sentido mensagens completas separadas, mas antes no sentido de uma mensagem que aumenta, crescendo em volume e tornando-se tríplice em caráter. Assim eles rapidamente viram que todas as três mensagens têm significado e tempo determinado até o fim da história da terra. Muito particularmente, eles vieram com o tempo a entender que a queda de Babilônia é progressiva, o que importava em colocar no futuro o dia de sua completa queda ou apostasia total.