expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

O Juízo Pré-advento

Por Edward Heppenstall
(Para ter acesso ao material original em inglês clique no título do artigo)
Desde 1844, o ensino adventista no ministério sacerdotal de Cristo elevado no Santíssimo do santuário celestial, tem-se centrado na doutrina de um juízo pré-advento.
Até 22 de outubro de 1844, os primeiros adventistas acreditavam que o santuário fosse a terra, que Jesus Cristo purifica pelo fogo na Sua segunda vinda nessa data. A manhã depois da grande decepção, Hiram Edson afirmou ter recebido uma nova visão e correção sobre a purificação do santuário. Sua mensagem? O santuário referido em Daniel 8:14 está nos céus. A sua "limpeza" envolve o que veio a ser conhecido como o "juízo investigativo" dos santos, a partir 22 de outubro de 1844, e que encerra no final do estágio. Este apelo pelos primeiros pioneiros para o santuário celeste foi determinar toda a doutrina do dia antitípico da expiação e do juízo pré-advento.
Levítico 16:30 foi citado em apoio desta doutrina: "Porque naquele dia o sacerdote fará expiação por vós, para purificar você, para que sejais purificados de todos vossos pecados perante o Senhor." Esta limpeza foi identificado com Daniel 8:14 : "Até duas mil e 300 dias, então o santuário será purificado." Assim, os pioneiros acreditavam firmemente que a palavra limpo em ambos os textos encaminhados ao mesmo evento. Esta interpretação tem sido contestada recentemente. Resumidamente, é agora apontado que:
1. As palavras traduzidas como "limpos" em ambos os Lv 16 e Daniel 8 não são a mesma palavra hebraica. Em Levítico 16, a palavra hebraica é Taher , a palavra comum para a limpeza. Em Daniel 8:14 , a palavra usada é tsadaq , ou seja, para justificar ou restaurar. Este verbo hebraico último ocorre quarenta e uma vezes no Antigo Testamento, mas é traduzida como "purificado" apenas uma vez em Daniel 8:14 . Na maioria dos casos, é traduzida por "justificar". Por conseguinte, é argumentado que as duas palavras não significam a mesma coisa, em qualquer caso, é indesejável para construir uma interpretação ou doutrina sobre uma única palavra.
2. Os contextos em ambos os capítulos tratam de duas situações completamente diferentes. Em Levítico 16, a questão do santuário é entre Deus eo Seu povo Israel, mas em Daniel 8, o santuário é questão entre Deus eo apóstata do chifre, o anticristo.
Como, então, podemos conciliar o que parece ser duas posições opostas ou interpretações?
A solução para boa parte da discussão atual do tema, parece-me, é reconhecer o verdadeiro alcance do juízo pré-advento. Coerência tanto a nossa posição histórica e do contexto bíblico exige que se reconheça um aspecto dual ao ministério sacerdotal de Cristo no santuário celeste julgamento-um tanto do povo de Deus e do anticristo. Quando nossa perspectiva é, portanto, alargado, estes dois aspectos não precisam ser vistos como contraditórios, mas complementares. Que razão válida existe para limitar a preocupação deste juízo pré-advento apenas para os santos? Este julgamento é um processo divino no qual Deus e Seu povo, assim como seus inimigos, estão incluídos.
Acórdão de Daniel
Vamos considerar as grandes profecias nos livros de Daniel e do Apocalipse que incidem sobre o objecto do juízo pré-advento. Eles são como tantas janelas através das quais somos capazes de ver todos os temas e as partes envolvidas na história da salvação, tanto no resgate e julgamento. Muitas das grandes profecias cobrem grande parte do mesmo terreno, e não como reproduções exatas cobrindo os mesmos eventos, mas como recapitulações com recursos adicionais. Quase invariavelmente, a seqüência histórica de impérios mundiais, nações e poderes religiosos, tal como consta nessas profecias segue o mesmo trecho da história da salvação: Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia, Roma, dez chifres, apóstata do chifre, o acórdão.
Dois capítulos cruciais para o nosso estudo são Daniel 7 e 8. O capítulo 7 é estruturado em três partes: (1) a visão é dado e registrado como Daniel viu (versículos 1-14), (2) Daniel deseja conhecer o significado da visão, eo anjo responde com uma interpretação parcial ( versículos 15-22), (3) o retorno do anjo e interpreta as outras características da visão, incluindo a terrível fera quarta e todo-poderoso, apóstata "pequeno chifre" (versículos 23-27). Cada seção é culminou com uma cena de tribunal no santuário celestial, um evento que segue a seqüência natural das potências mundiais e do "pequeno chifre".
A primeira é encontrada nos versículos 9 e 10, "'Quando eu olhei, tronos foram instalados no local, e um ancião de dias se assentou Milhares e milhares de pessoas participaram dele,.... Dez mil vezes dez mil se postaram diante dele. O tribunal estava sentado, e os livros foram abertos "(NVI) .*
A cena do tribunal de segunda parte ocorre nos versículos 21, 22: "Enquanto eu olhava, o chifre foi entrar em guerra contra os santos e vencê-lo, até que o Ancião de Dias veio e pronunciou o julgamento a favor dos santos do Altíssimo , e chegou o tempo quando eles possuíram o reino "(NVI).
E o terceiro diz: "" Ele falará contra o Altíssimo e oprimir os seus santos e tentar mudar os tempos e as leis. Os santos serão entregues a ele por um tempo, tempos e metade de um tempo. Mas o tribunal vai se sentar, e seu poder será tirado e completamente destruídos para sempre. Então a soberania, poder e grandeza dos reinos debaixo de todo o céu será entregue aos santos, o povo do Altíssimo "'" (versículos 25-27, NVI).
As cenas de tribunal, segundo e terceiro recapitular o que foi dado no primeiro, com recursos adicionais na interpretação da visão. O terceiro fornece o tempo (a seguir "" tempo, tempos e meio, "" ou logo após 1798), quando este juízo pré-advento é começar. O dia do juízo referido três vezes, Daniel 7 é a montagem do alto tribunal dos céus em um ponto definido de tempo e espaço.
O trono de julgamento não está ocupado até o Ancião de dias vem e toma o seu lugar na sequência da "" tempo, tempos e meio. "" "Na visão de Daniel vê um ancião de dias tomar o seu lugar no trono. Segundo os versículos 9 e 10 "," tronos "são colocadas, ou configurar. "A '" tronos "estão no plural, sugestivo de um júri celestial. A importância desse julgamento não seria tão fundamental, se Deus sentou-se ao mesmo. A vista paralela nas fotos Apocalypse o Pai sentado no trono, e "ao redor do trono havia vinte e quatro tronos outro, e eles estavam sentados em 24 anciãos. Eles estavam vestidos de branco e com coroas de ouro sobre suas cabeças" ( Rev. 04:04 , NVI).
Os tronos são agora ocupados em um momento específico, o momento em que o julgamento tem início e os livros estão abertos. Nenhum livro único, teria bastado. "'Tu areias de milhares o serviam, dez mil vezes dez mil estavam diante dele" ( Dan 7:10. ). Porque é que o host presente angélico inteiro? Eles não estão em julgamento diante de Deus. Por que sua presença é tão importante? Eles estão presentes para dar a aprovação do presente acórdão que decide o destino de todos os homens. Eles também são atendentes de Cristo, quando o domínio é retirado do poder apóstata do chifre e dado a ele.
Obviamente este é um julgamento de grande magnitude, um dos grandes acontecimentos na história da salvação. Não é uma questão importante envolvida: Há alguma mudança no ministério sacerdotal de Cristo que se realiza no santuário celestial, quando este tribunal está sentado e os livros são abertos logo após o período de 1260 anos e antes da volta de Cristo ? Três vezes neste capítulo este celeste veredito é dito estar na seguinte seqüência histórica do "pequeno chifre". A Escritura não diz quanto tempo esse juízo pré-advento vai durar, mas temos todas as razões para acreditar que ela é parte da mesma seqüência que rapidamente segue o longo período da perseguição dos santos, em 1798.
A pergunta básica é esta: Neste momento, após o longo período da a perseguição dos santos, eo domínio do "pequeno chifre", há uma mudança no ministério alta de Cristo sacerdote, uma ação divina inteiramente novo, que não tem ocorrido anteriormente no santuário celestial?
Âmbito do Acórdão pré-advento
Quem são as partes envolvidas neste paradisíaco veredito? Qual é o seu alcance? Quem são incluídos, e que estão a comparecer perante este tribunal?
Temos normalmente ensinado que o seu âmbito é definido pela expressão "juízo investigativo" e se limita aos santos. Eu sugiro que nós temos tão enfatizado esse aspecto escatológico que não conseguimos ver um âmbito mais amplo. Para a maior parte, nos baseamos nossa interpretação sobre um recurso para o Dia da Expiação típico em Levítico 16. Parece-me que, condicionada pelo contexto histórico de seu próprio tempo, os pioneiros adventistas viu apenas ver esta limitada. O trauma de sua decepção em 1844 deve ter sido grave-Cristo não tinha vindo como tinham esperado e previsto, e eles foram expulsos das igrejas estabelecidas. É inconcebível que a sua principal preocupação era a sua posição diante de Deus a seguir tal má interpretação das Escrituras? Assim, quando eles fizeram o seu apelo ao santuário no céu, onde Cristo sentado à direita do Pai, a sua principal preocupação era a sua própria posição diante do tribunal de Deus, e para eles o alcance do acórdão limitou-se à santos. Mas agora, quando examinamos cuidadosamente os capítulos 7 e 8 de Daniel, o julgamento é visto como tendo um âmbito mais amplo.
primeiro julgamento do pré-Advento é a favor dos santos. "'Enquanto eu olhava, o chifre foi entrar em guerra contra os santos e vencê-lo, até que o Ancião de Dias veio e pronunciou o julgamento a favor dos santos do Altíssimo, e chegou o tempo quando eles possuíram o reino" (versos 21, 22, NVI).
Esta tradução é ligeiramente diferente da versão King James, que diz: "o julgamento foi dado aos santos do Altíssimo." Brown, Driver e Briggs tornar esta frase: ". A decisão foi proferida em favor de"
Por 1.260 anos os santos haviam sido perseguidos, condenados e mortos sob o domínio do poder apóstata do "pequeno chifre", que pretendia ficar no lugar de Deus, com o direito de perdoar pecados e decidir casos para a felicidade ou para a desgraça. O julgamento da igreja na terra tinha ido de encontro a eles todos esses anos. Por fim, o registro é para ser colocado em linha reta. O juízo pré-advento, irá inverter a sentença contra eles pelo anticristo e seus agentes terrestres. Esta sentença proferida pelo tribunal celestial não pode ser posta em causa. É o tribunal de recurso só é verdade; julgamento de Deus no ea partir do santuário celeste irá revelar quem são os verdadeiros santos.
Uma vez que o julgamento tenha sido concluído, o texto declara: "O tempo veio quando eles possuíram o reino" (v. 22, NVI). E quando é que os santos possuirão o reino?
"Quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória.... Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo "( Mateus. 25:31-34 ).
É bastante simples a partir dessas escrituras que a celeste assize constantes Daniel tenha lugar antes da volta de Cristo, uma vez que os santos possuirão o reino como um resultado da mesma.
Segundo, este juízo pré-advento é contra o poder apóstata que perseguiu os santos, que lançou a verdade por terra, que falou palavras contra o Altíssimo, e que trilhou seu santuário. Pela própria natureza do caso, uma decisão em favor dos santos envolve um julgamento contra os inimigos de Deus e Seu povo.
"" Ele falará contra o Altíssimo e oprimir os seus santos e tentar mudar os tempos e as leis. Os santos serão entregues a ele por um tempo, tempos e metade de um tempo. Mas o tribunal vai se sentar, e seu poder será tirado e completamente destruídos para sempre. Então a soberania, poder e grandeza dos reinos debaixo de todo o céu será entregue aos santos, o povo do Altíssimo '"( Dan. 7:25-27 , NVI).
Deus faz mais para os santos no presente acórdão que simplesmente pronunciar um veredicto a seu favor. À luz dos esforços de longa data do anticristo para falsificar o ministério de Cristo no santuário celestial e para perseguir os santos, Deus passa a reivindicar o seu povo com a finalidade de dar-lhes o reino. O apóstolo João, na visão dos sete selos, complementa o que Daniel disse: "Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que tinham mantida. Chamavam-lhes em voz alta, "Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, até que você julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue? '" ( Apocalipse 6:9 , 10 , NVI).
Em nenhum outro momento é revelado aos homens na medida em que Deus está envolvido de seu santuário em um julgamento que engloba todos os homens. A questão importante é esta: Deus é direta e pessoalmente envolvido nos movimentos finais da história deste mundo? Se responder afirmativamente, então o período do juízo pré-advento é parte de seu envolvimento e culminou com o retorno de Cristo.
Acórdão não instantânea
Objeção pode ser levantada contra a ter um período tão longo de tempo para o julgamento do ponto de vista da onisciência e onipotência de Deus. É claro que Deus não precisa de 140 anos ou mais para determinar quem são os verdadeiros santos, como se isso é tudo que existe para o juízo pré-advento! Ele sabe que o tempo todo. O acórdão e do santuário celeste não é um assunto privado entre Deus e da igreja remanescente. Ele também tem sua contraparte na terra em julgamentos que são derramadas sobre os maus como descrito nos selos, as trombetas e as pragas do Apocalipse. É um juízo que fornece os anjos e todas as criaturas de Deus em todo o universo com a revelação de Sua justiça. Embora possamos estar relutante em aceitar um tempo prolongado para que Deus julgar o mundo e reivindicar os santos, as profecias de Daniel e do Apocalipse apresentá-lo desta forma, tanto para o justo eo ímpio. Julgamento não é algo feito por Deus de forma isolada ou em um instante.
O pleno significado e alcance de tudo o que está acontecendo no santuário celeste antes da volta de Cristo, tanto mais que é retratado tanto em Daniel e Apocalipse, pode escalonar a mente. Seria insensato afirmar que essa igreja sabe tudo sobre a fase final do ministério de Cristo no santuário celestial. No entanto, nós acreditamos o tempo todo, com base nesses grandes profecias, que neste trabalho de resgate e julgamento antes de seu retorno, nós, como povo de Deus, estão profundamente envolvidos.
Os resultados pré-julgamento do Advento em domínio universal a ser dado ao Filho de Deus. "Na minha visão à noite eu olhei, e diante de mim era como um filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu. Aproximou-se do Ancião de Dias e foi levado à sua presença. Ele foi dado, glória e autoridade soberana poder; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. "seu domínio é um domínio eterno será que não passará, eo seu reino é uma vontade que nunca será destruído" ( Dan 7:13. , 14 , NVI).
Jesus vem ao Pai, antes que este ajuntamento enorme no céu , não para a Terra. Neste juízo pré-advento Ele é dado o "domínio". A palavra hebraica, sholtan , indica o direito de governar, não território, mas as pessoas. O Pai preside neste julgamento perante as hostes angelicais, é revelado que Cristo tem muitos assuntos para que "todos os povos, nações e línguas o servissem." Neste julgamento, Cristo se levanta para reclamá-los todos, pois Ele tem todo o direito de fazê-lo. Seu reinado eo seu reino não pode ser considerado realizado e vitorioso, até à sua reivindicação de todos os seus seguidores é reconhecida perante as hostes angelicais e do universo. Por 1.260 anos a questão foi ou o domínio do anticristo, que alegou estar no lugar de Deus, ou o domínio de Cristo Jesus, o Senhor, que julga a partir de seu trono no santuário.
Na Terra, a comissão de proclamar ao mundo esta mensagem acórdão horas tem sido dada à Sua Igreja. Esta mensagem visa mudar o curso dos acontecimentos na Terra. Quanto mais compreendemos a natureza, o tempo, e no âmbito deste juízo pré-advento, quanto mais ficar sob o propósito de Deus para o mundo e para nós até a consumação de todas as coisas.
Purificação do santuário
"Fora de um deles saiu um chifre pequeno.... Sim, ele se engrandeceu até o príncipe do exército, e por ele o sacrifício diário foi levado embora, eo lugar do seu santuário foi deitado abaixo... . Então eu ouvi alguém falando santo, santo e uma outra até que o santo certos que falou, quanto tempo deve ser a visão do sacrifício diário, ... à entrega do santuário e do exército, para serem pisados? E ele disse: mim, Até duas mil e 300 dias, então o santuário será purificado "(cap. 8:9-14). "Então, o santuário será restaurado ao seu estado de direito" (RSV) f "Então, os erros do santuário ser corrigido." (Goodspeed) ^:. "Então, o Santo Lugar deve sair vitorioso" (NEB). §
O oitavo capítulo de Daniel é uma grande recapitulação de Daniel 7 eo clímax para ele. Não é quase a mesma seqüência de poderes terrestres, não contemporâneos, mas uma sucessivas e diversas entre si. Mais uma vez somos confrontados com este "pequeno chifre" que é mais poderoso do que as nações que daí decorre.
A diferença entre o "chifre" de Daniel 7 eo "chifre" em Daniel 8 é mais conjecturas do que real. A de Daniel 8 inclui tanto pagã e Roma papal, já que seu poder e reinado estendeu quase até o final dos 2300 anos. Ambos estão unidos na sua oposição a Deus, a sua apostasia, e sua perseguição aos santos. A 1.260 anos estão localizados dentro dos 2300 anos, tanto de fechamento dentro de poucos anos um do outro. Ação do santuário celestial ocorre em ambos os casos, justificando, restauração, limpeza.
O longa perseguição do povo de Deus pelo chifre apóstata parece ser uma das causas que exigem esse juízo pré-advento. A ação do poder perseguidor faz com que Deus parece que ele se esqueceu de ser justo. Os santos na terra foram ridicularizados, condenados e mortos. Nada pode apagar e reivindicar eles, exceto um julgamento divino de Deus, aprovado pela angelical acórdão host-a de Deus em seu favor. Na limpeza, restauração, corrigindo, e emergindo vitorioso do santuário celestial, há um forte elemento de justificação de Deus e de Seu povo.
É importante para que todos possam descobrir se a justiça de Deus ea justiça irão prevalecer em face de um veredicto de terreno que foi contra os verdadeiros santos de Deus. As hostes angélicas louvar e admirar o julgamento de Deus do santuário no céu, pois é o único que é justo, e, portanto, é o único que conta. Os santos requerem este tipo de juízo de Deus. O recurso adicional aqui é que o santuário celestial eo seu ministério de julgamento sair vitorioso.
Após o julgamento sobre a terra foi contra o santos, é necessário que a justiça de Deus do santuário se manifestam claramente a todas as criaturas de Deus e permanecem para sempre. Este julgamento tem o projeto de justificar, limpeza e restauração do santuário, assim como Deus eo Seu povo, para que finalmente resolve todos os problemas na grande controvérsia.
A menos que o caráter de Deus é claro para todo o universo, incluindo os anjos e os remidos, não pode haver triunfo do governo soberano de Deus, desde o seu santuário. O tsadaq palavra hebraica traduzida como "purificado", "justificado", "restaurado", significa uma compreensão correta e vindicação de Deus e seu povo por meio de um julgamento justo.
O ministério de Cristo, nosso Sumo Sacerdote no santuário celeste é a mensagem que Deus confronta o homem com as duas redenção e juízo, a fim de que ele poderia estar redimido e finalmente justificado diante do trono de Deus. O juízo pré-advento é fundamentada na justiça de Deus. Aqui, Deus defenda activamente o direito de interesse apaixonado por seu povo e para o amor da sua justiça.
Acórdão como revelação
Além disso, os eleitos de Deus estão em oposição ao resto da humanidade. O juízo pré-advento é uma revelação do santuário respeitando o destino dos santos. Este julgamento tem uma fundação firme. A fé dos santos foi severamente julgado pela injustiça de seus inimigos. Parece que a justiça ea retidão foram suprimidos.
O juízo pré-advento não é um regime de castigo porque Deus tem dúvidas sobre o Seu povo. É uma verdadeira revelação de sua posição diante de Deus como eles são encontrados para ser em Cristo. Sem julgamento de seu santuário pode colocar em risco os santos. O aterramento da sua vida em Cristo significa que eles não têm nada a temer. Viver e morrer em Cristo é para ler o acórdão com louvor, gratidão, ea certeza da salvação. Assim, o juízo pré-advento revela ao povo de Deus a vinda de dias melhores, com base em sua defesa diante das hostes angelicais e todas as criaturas de Deus ao redor do universo. O trono de julgamento vão surgir, ea verdade sobre seus filhos serão conhecidos.
Tão notável e digno de confiança são os conteúdos dos registros celestiais, que falam do juízo divino em seu favor e contra os seus inimigos, que o triunfo final dos santos e sua recepção do reino que Cristo vem já está garantida.
Assim fala o profeta Daniel do acórdão após a 1.260 anos, não na terra quando Cristo voltar, mas a celestial assize no santuário, quando Deus se revela pela primeira vez o que ele sempre soube: quem são os salvos e os perdidos que estão .
Tal juízo vem em destaque entre o final dos tempos e profético o retorno de Cristo. Deus se dá tempo para trabalhar e concluir os Seus propósitos em ambos redenção e juízo. Aqui temos a última evidência cheia de graça divina, a misericórdia ea urgência para a salvação dos homens. É um momento de crise, um momento em que os homens são chamados a prestar contas. É um momento em que a maldade vai prevalecer sobre a terra de uma forma incomparável. Deus está agora fazendo essa coisa incrível para o seu povo em todo o mundo e em todas as igrejas, esperando pacientemente por seu arrependimento e entrega total.
O trabalho terminou na cruz, não pode significar nada menos que haja uma acção continuada no ea partir do santuário celestial, em termos de redenção e juízo. A obra salvífica de Deus antes da volta de Cristo deve, inevitavelmente, aparecem sob a forma de acórdão, uma vez que os acórdãos decisivo para todos os homens continuam a ser efectuadas. A expiação é o cumprimento do propósito de Deus para lidar com o problema do pecado. O ministério de Cristo, nosso Sumo Sacerdote no santuário celeste é a sequela de que a expiação feita no Calvário. A verdadeira compreensão da verdade do santuário e ministério sacerdotal é que é absolutamente impossível para qualquer homem de se salvar. Esta acção divina tanto na cruz e no santuário celestial é uma parte essencial da história da salvação, que Cristo em Sua ascensão começou a funcionar de uma maneira nova na obra da redenção humana e julgamento. Esta obra salvífica de nosso Senhor continua fazendo por nós e em nós que não poderíamos fazer por nós mesmos.
Deus deve dirigir-nos de Seu santuário se a vitória final será alcançada. Deus trouxe o mundo para a hora do julgamento antes de seu retorno, um julgamento que fala a todo o mundo e decide o destino de todos os homens. O ministério sacerdotal do Senhor é baseado em tempo. Parece-me que as seqüências históricas indicado nestas profecias de tempo dos livros de Daniel e do Apocalipse são inevitáveis, pelo fato de que o julgamento segue a perseguição dos santos, durante o período de 1260 anos. Aqui, Deus eo Seu povo são parte da vindicação divina que leva ao retorno de Cristo.
Não há razão para insistir em que o juízo pré-advento está preocupado apenas com os santos. Temos de incluir todos os poderes e os partidos que a Escritura envolve nele. Devemos ter em mente que o acórdão que afectam os santos é parte de um todo maior. A voz do santuário traz a convicção: "Deus, sê propício a mim, pecador". O choro é profética de um julgamento divino. Cristo, nosso Sumo Sacerdote, os ministros em tudo o que precisa ser feito para salvar-nos ao máximo, para nos julgar, e para reivindicar nós.
Desde sua ascensão à direita do Pai, Cristo não nos deixou com um espaço em branco no tempo e na história. As profecias de Daniel e Apocalipse foram dadas com todo o conhecimento de Deus do fracasso de Israel. Deus não se encontra de repente é necessário mudar os seus planos ou reinterpretar as profecias. Não há atrasos com Deus, só com homens.
Notas:
Textos creditados NVI são da Bíblia Sagrada: Nova Versão Internacional . Copyright © 1978 pelo New York International Bible Society. Usado com permissão da Zondervan Bible Publishers.
+ Textos creditados RSV são da Versão Revisada Padrão, Thomas Nelson, Inc., editora.
+ Textos creditados Goodspeed são de Smith e Goodspeed, a Bíblia completa: Um americano de Tradução . Copyright 1939 pela Universidade de Chicago.
§ Textos creditados NEB são de Inglês The New Bíblia . © Os Delegados da Oxford University Press e os Síndicos da Cambridge University Press 1961, 1970. Reproduzido com permissão.