expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Adoração: solidez teológica e relevancia cultural (Apoc. 14:6 e 7)

Por Coralie Alain
(Nota: A tradução deste artigo para o português foi feita de forma automática. Para ter acesso ao material original em inglês clique no título do artigo.)
Com muita expectativa, eu entrei no auditório lotado, que sábado de manhã para experimentar o que meus amigos chamaram o culto alternativo. O líder de adoração, casualmente vestido, pegou o microfone, compartilhou alguns detalhes pessoais, algumas piadas, e perguntou à platéia se levantar e cantar com entusiasmo e sentindo a canções contemporâneas projetada em uma tela grande. Alguns fecharam os olhos, levantou as mãos, e levantou as palmas das mãos para cima enquanto eles cantavam. Outros estavam mais interessados
Tenho testemunhado fenômenos similares em quatro continentes. Será este um sinal de criatividade saudável ou um sintoma de confusão simples? São estas as formas de adoração determinada pela cultura atual ou de um engajamento teológico vital?
Este artigo argumenta que tais mudanças litúrgicas refletir as mudanças culturais mais amplas que ocorrem na sociedade. Assim, o desafio que confronta os líderes de louvor: como manter os cultos teologicamente som e ainda culturalmente relevantes.
Apocalipse 14:6 , 7 fornece um poderoso fator de integração para a solidez teológica e relevância cultural, garantindo assim um ethos Adventista na adoração. Antes de abordar a estrutura teológica, vamos rever a paisagem cultural contemporâneo em que vivemos e considerar dois movimentos influentes (Seeker Serviço eo Louvor e Adoração movimentos) que têm influenciado o pensamento adventista e prática nos últimos anos. Como vamos descobrir, ambos têm um ethos pós-moderno.
Culto em tempos pós-modernos
Nossos tempos pós-modernos criaram uma crise de identidade para muitos. As pessoas estão confusas, sem foco, fragmentadas, e têm grandes dificuldades para definir-se e perceber o mundo em que vivem. Como Kenneth Gergen, explica: "Em condições pós-moderna, as pessoas existem em um estado de contínua construção e reconstrução, é um mundo onde tudo é que pode ser negociado. Cada realidade de si dá lugar ao questionamento reflexivo ironia e, finalmente, o lúdico sondagem de uma outra realidade. O centro não consegue segurar. " 1 Diante da crise de identidade como, a igreja é de responsabilidade do inclui o fornecimento de uma solução credível, não apenas na ênfase doutrinal, mas também na adoração e comunhão. 2 O advento da "adoração contemporânea" nivelou as paredes doutrinais e, por um número crescente de cristãos, criou um novo tipo de culto definidos mais pelo estilo do que conteúdo. A ânsia contemporânea não é tanto para a exatidão da doutrina como para o estilo de adoração que as respostas emocionais e sociais quests.
A Igreja Adventista não fica imune a essa influência. Na verdade, existem dois fortes movimentos que têm afetado a forma como alguns adventistas adoram ler. A primeira: o apanhador de circulação de serviço com Willow Creek Community Church sendo o principal example.The segundo: o Louvor e Adoração movimento cujo principal proponentes foram Integrity Music e Hillsong. Brevemente iremos avaliar os movimentos e tirar algumas ligações com a inovação culto entre os adventistas.
The Seeker circulação de serviço
O objetivo principal do buscador serviços amigáveis ​​equivale a fazer a vontade sem igreja em uma igreja ao ouvir a mensagem cristã. A igreja pode ser descrito como um espaço onde os interessados ​​podem se sentir em casa. Os principais elementos de um serviço típico de 3 consistem contemporâneo congregacional "cantando" com letras simples, projetadas em grandes telas e fala que sempre tentam evitar "clichês e linguagem arcaica e espiritualizado." quatro alto-falante A produz uma prática "sermão" em linguagem simples , ilustrada com apresentações do PowerPoint ou clips de vídeo. O serviço termina com uma oração e um refrão simples. Tudo o que acontece no Serviço Seeker é composto de planos com a pessoa nonbelieving em mente.
The Seeker circulação de serviço não é novo. Pode-se ver as suas raízes no culto revivalismo americano dos séculos XVIII e XIX, que encontrou sua melhor expressão nas reuniões do acampamento. No entanto, foi Charles Finney, o revivalismo do século famoso XIX, que se tornou o reformador adoração mais influentes.
Três aspectos importantes do culto reformas Finney pode ser notada. 5 Primeiro, ele enfatizava a liberdade ea inovação sobre a tradição, argumentando que a Bíblia não prescreve nenhum estilo em particular. Em segundo lugar, a adoração contextualizada, adaptando-a ao seu redor cultura, removendo todos os "desnecessários" barreiras para o público. Terceiro, e talvez mais importante, ele inverteu a relação entre a adoração e evangelismo. Durante séculos, os teólogos tinham visto o evangelismo como um subproduto do culto. Com Finney, o evangelismo levou preeminência sobre o culto como ele se virou em locais de cultos evangelísticos. Outros revivalistas e evangelistas adotou essa estratégia e seu legado ainda pode ser sentida nas igrejas protestantes.
Uma série de círculos adventistas têm absorvido o Seeker modo de serviço. A existência de diversos serviços da igreja nos campi universitários comprova a popularidade do culto à la carte. Assim, não há necessidade para os grupos com diferentes gostos em adoração ao culto juntos. Cada culto pode separadamente, se desejarem.
The Seeker modelo de serviço pressupõe que o culto se torna mais estreita com a cultura do imediato e mais longe do tradicional aparato cultural, melhor. Mas o problema é que em vez de criar algo único, que pode acabar por se identificar completamente com a cultura ambiente. Igualmente, encontra-se neste contexto pós-moderno que muitas igrejas candidato orientada colocar as tradições e as diferenças doutrinárias em segundo plano por causa de sua percepção overtones "autoritário" ou "divisionista".
O resultado? Uma religião utilitária com distintivo muitas vezes camuflada em um esforço para atrair as pessoas. Os ângulos são suavizadas e os que não palatável para o gosto contemporâneo tendem a ser descartadas. Igrejas começa a ser definida mais pelo pragmatismo do que suas afinidades doutrinárias ou históricas. Então, quando os pastores acabam se tornando obcecado com a noção de relevância em detrimento da sua vocação profética, elas tendem a ter orientado ministérios ação baseada na satisfação das necessidades imediatas, mas com ênfase doutrinária pouco. Como Marva Dawn coloca-lo tão bem, eles acabam emburrecimento como eles tentam chegar. 6 Seeker serviços muitas vezes são tão envolvida com a cultura contemporânea que têm dificuldades de subir acima dela. Tornam-se tão obcecado por ser culturalmente relevantes que elas tendem a "perder" a Deus em adoração. Além disso, rejeitando toda a tradição, líderes de louvor muitos acabam privando o povo de Deus dos ricos recursos para o culto. Essa falta de perspectiva histórica e teológica reduziu adoração ao aqui e agora, evitando envolvimento contínuo com Aquele que é o mesmo ontem, hoje e sempre. Não se pode negar que os serviços seekeroriented têm frequentemente feito evangelismo uma prioridade. No entanto, os serviços candidato perca a essência da adoração na medida em que são profundamente antropocêntrica. Muitos serviços buscador inversamente subestimar a centralidade de Deus na adoração, pois aumentam o foco no indivíduo sentiu-necessidades. Como as igrejas se tornarem auto-obcecado, o Deus bíblico pode facilmente ser reduzida a um terapeuta celeste.
Por estas razões, é preciso lembrar que a autêntica adoração não começa com feltro necessidades ou criatividade humana, mas a atividade de Deus na história. A adoração deve ser a resposta sincera do crente para atos poderosos de Deus na criação e afirmação de resgate, a criatura de amor e fidelidade de Deus. Portanto, o ponto principal para líderes de louvor para perceber não é como fazer o culto mais atraente e relevante para os buscadores, mas como fazer com que os fiéis participem mais plenamente com seu Criador e Redentor. Tal adoração não só tirar o crente na presença de Deus, mas também ajudará a experiência do candidato em Deus e no culto (1 Cor.14). A principal tarefa para líderes de louvor não deve ser apenas relevante, mas para envolver a comunidade para a adoração verdadeiramente adorar a Deus.
O movimento de Louvor e Adoração
Uma segunda tendência que influencia fortemente a adoração adventista paisagem contemporânea inclui o Louvor e Adoração movimento. Distintas, e ainda não alheio ao movimento de serviço Seeker, tornou-se o culto protestante renovação mais influente nos últimos anos. Transdenominational e de âmbito mundial, tem sido aclamado por alguns como um novo toque de Pentecostes, e foi acusado por outros como representando "a não sopro do Espírito de Deus, mas do espírito da época." 7 "livremente e pejorativamente identificado como o culto pentecostal ", 8 Louvai ao e modelo Culto freqüentemente descreve, expressivo e participativo serviços animado em que as congregações buscar a presença de Deus através do uso sacramental de canções de adoração contemporânea. 9 de ritmo louvor canções rápidas que é Deus grandeza exaltar e poder de música suave que enfatiza o relacionamento pessoal crente com Deus (daí o "terminologia" louvor e adoração), os fiéis são levados em uma série de estados afetivos que, segundo seus defensores, permite-lhes experimentar um crescente sentido de sempre da presença de Deus em seu meio.
Embora essa forma de culto pode ser rastreada até essas fontes diversas como a Metodista Revivalism, o Movimento de Santidade, Africano igrejas americanas, e do Movimento de Jesus dos anos 1960, 10 este estilo de adoração tornou-se mais estreitamente ligada ao que Peter Wagner chama o terceiro " Onda de movimentos carismáticos "11 que varreu o cristianismo nos últimos anos. Devido a essa onda e sua influência sobre as igrejas fenomenal "estilos de adoração carismática são difundidas congregações e denominações variadas convicções teológicas." 12
Este tipo de culto salienta um encontro relacional com Deus e não a passiva ou cerebral expressão de adoração mais prevalente em outras formas. Nesse-a-cara "culto experiência face", sendo "no Espírito" torna-se condição essencial para um encontro real com Deus. Isso muitas vezes se manifesta através desinibida cantando, dançando, e glossolalia . Adoradores vivem em uma experiência de engajamento total e abandono em Deus. E o crescimento desse tipo de adoração que paralelos da globalização econômica e cultural. O que acontece no influentes igrejas evangélicas é rapidamente exportado para a áreas mais remotas do mundo, através dos modernos meios de comunicação. Isto se expressa mais em termos de troca rápida de produtos adaptados culturalmente, juntamente com a orientação dos líderes internacionais que viajam ao redor do mundo para treinar uma nova geração de adoradores. Além disso, através de seus seminários de adoração em todo o mundo, influentes líderes de adoração carismática adoração forma contemporânea através de suas canções e seus ensinamentos. Considerando que, tradicionalmente, a aproximação culto foi promovida através de palestras e textos pelas elites eclesiásticas, hoje a catalisadores mais influentes são CDs, DVDs e artistas musicais.
Esta nova situação definitivamente favorece uma reformulação global de adoração. Harvey Cox afirma que nossa época é paralela à do primeiro século do Império Romano. Ele escreve, "os cristãos usam o hardware eo software da cultura global de tornar o evangelho conhecido. Assim como Paulo fez uso de navios, a língua grega, as referências à poesia clássica, letras e sua cidadania romana para viajar com a boa notícia, para beneficiar os cristãos do mundo inteiro de viagem e tecnologias de comunicação de hoje. " 13
Cox, no entanto, aponta uma advertência: "Enquanto os cristãos do primeiro século disse que tanto" sim "e" não "a uma cultura global de seu tempo, os cristãos de hoje, principalmente simplesmente dizer 'sim'. . . . Na pior das hipóteses certos movimentos cristãos realmente promover e até mesmo sacralizar os falsos valores do mercado. " 14
A questão não deve ser perdida: um mundo orientado para o mercado contém uma tendência para tornar o cristianismo mais atraente possível. Isto levanta algumas questões: Será que corremos o risco de desnaturar o evangelho, em massa, o marketing é? Ao fazer o evangelho o mais palatável possível, vamos acabar roubando do seu poder para desafiar o mundo com os valores do Reino?
(Parte dois deste artigo, a aparecer em março de 2009, continuará a discussão desses problemas e proporcionar uma solução em termos de um quadro teológico de culto no contexto adventista como derivados de Apocalipse 14:6 , 7 ).

1 Kenneth Gergen, O Auto saturada , citado em R.
B. Walsh e Middleton, a verdade é mais estranha que Ele
Used to Be (Leicester, na Inglaterra: IVP, 1995), 52, 53.

2 Jr. Platinga Cornélio e Sue Rozeboom,
Discernimento dos Espíritos: Um Guia para Pensar
Culto cristão hoje (Grand Rapids: Eerdmans,
2002), 2, 3.
3 Para uma análise detalhada, ver Gregory A. Pritchard,
Willow Creek Serviços Seeker (NP: Baker Books,
1995), 80-156.
4 Pritchard, 87.
5 Redman Robb, O Culto Grande Despertar: Canto
Senhor a Canção na Igreja pós-moderna (São
Francisco: Jossey-Bass, 2002), 5 ss.
6 Marva Dawn, Reaching Out ​​Sem Dumbing
Down: A Teologia da Adoração para o Turn-of-the-
Cultura do século (Grand Rapids: Eerdmans, 1995).
7 Platinga Jr. e Rozeboom, 3.
8 Basden Paulo, O Labirinto Adoração: encontrar um estilo de
Fit Sua Igreja (Downers Grove, IL: InterVarsity
Press, 1999), 77.
9 Ruth Lester, "Praise & Worship Movement", em
Paulo F. Bradshaw, ed., O Novo Dicionário da SCM
Liturgia e Culto (Londres: SCM Press, 2002),
378.
10 James F., Branco culto protestante: Tradições na
Transição (Louisville, KY: Westminster John Knox
Press, 1989), 192-216; Don Williams ", um carismático
Resposta de Adoração "em Basden A. Paulo, ed.,
Explorando o espectro de Adoração: Seis Vistas (Grande
Rapids, MI: Zondervan, 2004), 139-144; Redman,
22-27, ver também Platinga Jr. e Rozeboom, 27-38;
Basden, 75-83.
11 Wagner sugere que a primeira onda foi o pentecostal
movimento da década de 1900, seguido pelo
movimento carismático da década de 1960. De acordo com a
ele, a terceira onda, nos anos 1970, ainda está desenrolando.
Veja Peter Wagner, A Terceira Onda do Espírito Santo
Spirit: O encontro com o poder dos sinais e maravilhas
Hoje (Ann Arbor, MI: Servo, 1988).
12 Coleman Simão, A Globalização da Carismática
Cristianismo: a difusão do Evangelho da Prosperidade (Cambridge:
Cambridge University Press, 2000), 22.
13 Harvey Cox, "Pentecostalismo e do Mercado Global
Cultura: Uma Resposta aos problemas de pentecostalismo
em um mundo pós-moderno "em Murray W. Dempster,
et al eds. A Globalização do pentecostalismo:
A Religião feito para viajar (Oxford: Regnum, 1999),
391.
14 Ibid., 391, 392.
​​em ouvir a banda ea equipe de louvor do que elogiar. Isso durou por cerca de 20 minutos, após o qual os diáconos recolhidos a oferta. Alguém orou por oferecer, combinando-a com a oração pastoral. Depois veio o sermão. Um jovem pregou, vestida com uma roupa ao estilo Matrix, mostrando trechos de DVD de O Senhor dos Anéis, aparentemente, comparando o filme com as Escrituras. Quando saí da sala, me senti um pouco confuso. Outros parecem ter gostado da experiência de adoração.