expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

A Morte de Satanás

Por Elijah Mvundura
(Para ter acesso ao material original em inglês clique no título do artigo)
11 de setembro, o Afeganistão, o Médio Oriente, os Balcãs, Chechênia, Sudão. E a história distantes: Vietname, as duas guerras mundiais, o Holocausto, a lista é interminável.

Mas uma coisa é clara: a história está encharcado de sangue. Desfigurado e mutilado pela violência e do mal. No entanto, poucos segurar o responsável diabo. Poucos culpá-lo. Para a esmagadora maioria, o seu sempre: Por que, Deus? Ou, no caso de terremotos, fomes e inundações: atos de Deus. Para ter certeza, a própria noção de um diabo de vida não só é absurdo o pensamento secular, como também é estranho para muitos cristãos. Mas se a ausência demônios na imaginação secular é compreensível, sua ausência da consciência cristã é incompreensível, já que ele não é periférica, mas central para o drama da salvação. Como 1 João 3:8 sucintamente coloca, Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir a obra demônios .*

Novamente, Hebreus 2:14 afirma, Ele também compartilhou sua humanidade para que a sua morte, destruísse aquele que detém o poder de deaththat é, o diabo. E o próprio Jesus ofereceu a Sua libertação de pessoas de possessão demoníaca como um sinal do advento do Reino de Deus (Mt 12:28). É por isso que na véspera de sua crucificação, ele declarou exultante: Agora o príncipe deste mundo será expulso (João 12:31).

A Serpente Antiga
Fundamental aqui é que a Bíblia apresenta claramente o diabo como um ser pessoal, e não como um mero símbolo do mal. Precisamente, revela-o como um gênio do mal de poder sobrenatural, a malícia de profundidade, e destrutividade horrível. Jesus o chamou de assassino e pai da mentira (João 8:44). Paulo disse que ele se disfarça como um anjo de luz (2 Coríntios. 11:14). Apocalipse 12:9 descreve-o como o grande dragão, a antiga serpente, que leva o mundo inteiro perdido.

E acrescenta este aviso afiada: Ai da terra e do mar, porque o diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que ele tem apenas um curto período (versículo 12, NVI). Primeira Pedro 5:8 ecoa o mesmo aviso: Sede sóbrios e vigilantes. Seu inimigo, o diabo anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. Efésios 6:12 diz que nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os governantes, contra as autoridades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Ao apresentar a vida cristã e não simplesmente como uma luta contra os pecados pessoais, mas como uma guerra cósmica entre o bem eo mal, o Novo Testamento revela o oculto, transcendente forças mais profundas por trás da experiência humana. E essas forças vêm em relevo no livro do Apocalipse. Não há Cristo, o cordeiro, as guerras contra Satanás, o grande dragão, e os animais (os poderes terrestres) contra a mulher pura, os santos. Ao todo, o Apocalipse, revela que as forças fundamentais que determina a história do mundo não são políticos, sociais ou econômicos, mas cósmica e espiritual.

Desde a luta fundamental é cósmica e espiritual, Paulo lembra os cristãos: Nós não a guerra que o mundo faz. As armas com que lutamos não são armas do mundo (2 Coríntios. 10:03, 4). Simplificando, a guerra espiritual é travada com armas espirituais. Este ditado informa o princípio da não-violência cristã e também o mandato de Cristo de amar os inimigos. Vistos no contexto do grande conflito, inimigos humanos são meramente agentsalbeit agentes enganados ou vítimas da devilto ser desenganado ou vencer pelo amor. O ponto é que, em vez de odiar os outros seres humanos, os cristãos directo sua inimizade com o verdadeiro autor do diabo evilthe. Então, novamente, a grande controvérsia fornece o contexto para Pauls famoso aforismo: Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher (Gl 3:28). Raça, classe e distinções de gênero tornam-se irrelevantes quando confrontadas com a distinção fundamental entre o bem eo mal.

A ascensão da superstição
Se os quadros de grande controvérsia nos pilares do evangelho, ele não pode ser descartado sem violência à mensagem central do evangelho, isto é, a obra salvadora de Jesus. No entanto, é exatamente isso que aconteceu. Entre 150-400 dC, por causa da influência da filosofia grega, houve uma grande mudança a partir da apocalíptica judaica dualismo do bem e do mal, a luz e as trevas, para o dualismo platônico grego de corpo e alma, espírito e matéria. No pensamento grego, a matéria era a fonte de todo o mal no universo. Em outras palavras, ele não tinha qualquer realidade ser real, intrínseco, ou a existência real. Foi simplesmente a falta de bom, uma deficiência.

Evidentemente, esta visão do mal encontre-se afastado da Bíblia. No entanto, foi adoptada pela Igreja FathersOrigen, Agostinho e othersin tentativas de defender o evangelho gnóstico e maniqueísta contra as heresias dualistas que igualou o diabo com Deus. Apesar de bem intencionado, não esses esforços apenas deslocou o motivo de grande controvérsia no pensamento cristão, mas também obscureceu a figura do diabo como um ser pessoal. Não só isso, a idéia grega do mal era muito abstrato para fazer sentido para analfabetos antigos cristãos. Não admira que recorreram aos deuses pagãos e magia para lidar com o mal e à adversidade. Isto é como os deuses pagãos passou a ser adotado como padroeiro ou intercessores diante Deus.1

Essa mistura de folclore, grego e idéias bíblicas do mal produzida na Idade Média, uma figura contraditória e confusa do diabo, ao mesmo tempo bem-humorado e monstruoso. Por exemplo, ele se dizia ser coxo por causa de sua queda do céu, na cor preta, com pés de bode, chifres, língua bifurcada, uma cauda e asas de morcego. Ele acreditava que era ter uma variedade de formas humanas ou de tipos humanos / animal, a forma de diferentes animais, pássaros e répteis. Contos disse da roupa que vestia, como ele dançava, como o frio e peludo era, e como ele poderia ser enganado ou sonegados. E a igreja medieval reforçou essa tradição na sua arte, teatro, liturgia e sermões. Por exemplo, ensinou que o diabo era alérgico a água benta e pode ser combatida com o sinal da cruz ea invocação dos santos.

Tudo o mais, o ensino igrejas sobre o inferno eo purgatório do diabo deu um papel que a aliança implícita entre ele e Deus. Ele ensinou não apenas que o inferno era um lugar real no centro da terra, mas que Satanás e seus demônios presidiu como capangas Deuses. Quanto ao purgatório, era uma casa de recuperação para as almas no caminho para o céu. Embora sob o controle de Satanás, a igreja poderia libertar uma alma mediante o pagamento de indulgências. Ao todo, essas idéias inumeráveis ​​e contraditórias sobre o inferno eo diabo fez dele uma figura por demais conhecida. Clichês como dar ao diabo sua dívida, o advogado do diabo, Demolidor, entre outros teve origem na Idade Média e refletir essa brincar com o diabo.

As Terríveis Conseqüências Este insignificante macabra foi tão profundo que não é exagero dizer que a sociedade medieval tornou-se morada de demônios, e coito de todo espírito maligno (Ap 18:2). Na verdade, segundo Norman Cohn, um historiador não-cristão, ao longo dos séculos massas medieval tornou-se convencido de que o mundo estava nas garras de demônios e seus aliados estavam em toda parte, mesmo no coração de Christendom.2 Estes aliados, como ensinou pela igreja, eram judeus, hereges, os muçulmanos. No caso dos judeus, eles não eram apenas acusado de ser o anticristo, mas também de canibalismo ritual e espalhar pragas. Ainda mais, eles foram representados na arte e drama como diabos com chifres e rabo, enquanto na vida real, a igreja e as autoridades seculares tanto tentou fazê-los usar chifres em suas hats.3

Porque os judeus foram culpados por todas as calamidades naturais e sociais que a sociedade medieval aconteceu, eles ficaram no imaginário popular sinônimo do demônio. Assim, milhares deles, juntamente com valdenses e os cátaros foram massacrados durante as Cruzadas. Em uma paródia clara de batalhas apocalípticas descrita no Apocalipse, os cruzados viram a sua guerra contra os infiéis, como primeiro ato na batalha final que era para fechar no abate de o próprio diabo. Não admira que a igreja medieval alargou a Inquisição para bruxas e bruxos suspeitos, que, juntamente com os judeus e hereges foram pensados
​​para formar uma grande conspiração dirigida por Satanás contra a cristandade. Ainda assim, os judeus foram colocados no centro dessa conspiração demoníaca, porque o conjunto em que as bruxas alegada dobraram seu comércio e tinha orgias sexuais com o diabo foi chamado sabá.

Uma característica importante da bruxaria foram as torturas brutais usadas para extrair confissões. Eles eram tão terríveis contos e induziu tão bizarro que muito contribuiu para a morte do demônio na consciência moderna. Para ter certeza, foi muito difícil para a Igreja a defender a existência do diabo em face dos horrores e do fanatismo religioso, inspirada por meio das Cruzadas, a Inquisição e as guerras religiosas do século XVII. Além disso, o clímax da loucura bruxas coincidiu com a ascensão da ciência moderna, que quebrou sancionado pela Igreja, os dogmas, como o universo geocêntrico, e expôs todas as crenças cristãs ao ceticismo. E no século XVIII, o ceticismo virou Satanás, mesmo entre muitos cristãos, em uma relíquia sentido da superstição medieval, um mero símbolo do mal.

Ela foi deixada para as disciplinas modernas de economia, sociologia e psicologia para preencher o vazio criado pela morte de Satanás. Na economia de Karl Marx (1818-1883) atribuiu o mal a exploração capitalista. Criar uma sociedade sem classes, afirmou ele, e mal vai cessar. E sociologia em grande parte seguido Marx em atribuir o crime eo mal para disfuncional instituições sociais, enquanto que a psicologia, principalmente sob a influência de Sigmund Freud (1856-1939), reduziu a Satanás a uma projeção da psique e atribuiu o mal a impulsos reprimidos, inconscientes ou sexual . Ao todo, a certeza de que aqui foi mal explicada e poderia ser erradicada por meio da razão e da educação.

De repente, ele estava vivo novamente
Mas esse otimismo ingênuo foi quebrada primeiro pela carnificina da I Guerra Mundial, e depois ainda mais que da II Guerra Mundial eo Holocausto. Ironicamente, o que deu o Holocausto sua força transcendente destrutiva foi a enxertia de temas apocalípticos às ideologias secular do nacionalismo e do racismo. Em particular, e lembra medieval anti-semitismo, os nazistas transformaram os judeus em demónios verdadeiros, mas agora preso em uma luta cósmica com os arianos, a raça pura. Dois mundos se confrontam, declarou Hitler, os homens de Deus e os homens de Satanás! O judeu é o anti-homem, a criatura de outro deus. . . . Eu defini o ariano e judeu sobre e contra cada other.4 Novamente, eu estou agindo de acordo com a vontade do Criador Todo-Poderoso. . . . Eu estou lutando pelo trabalho do Senhor.5

Hitler, aparentemente, com estilo próprio como um Messias. O Terceiro Reich, ele previu, duraria mil anos. Mas antes do milênio, os judeus satânicos deviam ser exterminados. Claro, numa paródia grotesca da destruição do tempo do fim dos maus, os nazistas queimaram 6 milhões de judeus em câmaras de gás. No entanto, embora caricatural crenças cristãs, as verdadeiras raízes da ideologia nazista estavam em ocultismo, uma mistura diabólica das religiões germânicas, teosofia, hinduísmo e gnosticismo. Por uma questão de fato, Hitler asserção de que os judeus eram criaturas de outro deus está enraizada na antiga idéia gnóstica de que o deus judaico, o criador do universo material, era realmente o diabo.

O Santo Deus de Israel, o diabo? Que perversão sacrilégio! Mas então, é Satans trama profunda de mudar sua própria horrível crueldade de caráter para nosso Pai Celestial Father.6 e em humanos, também. Como é, as idéias, imagens e mitos no coração do moderno anti-semitismo eo racismo eram atribuídas ao demônio na Idade Média. Como o diabo desapareceu com o advento da modernidade, esses mitos congelou cerca de judeus e Blacks.7 Andrew Delbanco faz o mesmo ponto sobre o racismo americano, em seu livro A Morte de Satanás: Como os americanos perderam o sentido de Evil.8 Claro, projetando mal aos outros, é universal. Mas o fundamental aqui é que é uma consequência lógica da morte do demônio, ou, mais precisamente, dos demônios habilidade consumada para simular a morte ou a inexistência.

Na verdade, é por se fingir de morto que o diabo tem sido capaz de facilmente controlar as mentes daqueles que estão inconscientes de sua influence.9 Ou trazer o mundo todo sob seu domínio, ou até mais para levar os cristãos a cometer atrocidades monstruosas no nome de Deus, causando-lhe a ser desacreditados e até mesmo odiado. Como é, o ateísmo e as falsas idéias sobre Deus não pode ser dissipado sem um conhecimento correto de Satans caráter, sua história de dissimulação, e seu funcionamento. O ponto crucial é: o diabo da Escritura deve ser separado do diabo do mito e da tradição. O diabo da Escritura não é uma piada ou um mero símbolo. Ele é real, pessoal mal. E ele, não Deus, deve ser responsabilizada por toda a miséria que mal e no mundo.

* Salvo disposição em contrário, os textos da Bíblia são da Nova Versão Internacional.

1 Seznec Jean Veja, a sobrevivência dos deuses pagãos: A tradição mitológica e seu lugar no Humanismo Renascentista e Arte (Princeton University Press, 1972).
2 Norman Cohn, Europas Inner Demons: A demonização dos cristãos na cristandade medieval (University of Chicago, 1973), p. 23.
3 Norman Cohn, The Pursuit do Milênio (Oxford University Press, 1970), p. 78.
4 Citado em Lucy S. Dawidowicz, a guerra contra os judeus, 1933-1944 (Holt Rinehart & Winston, 1975), p. 21.
5 Adolf Hitler, "Mein Kampf", traduzido por Ralph Manheim (Houghton Mifflin Co., 1971), p. 65.
6 Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 534.
Jeffrey Burton Russell 7, Lúcifer: o Diabo na Idade Média (Cornell University Press, 1984), p. 193.
8 Delbanco Andrew, A Morte de Satanás: Como os americanos perderam o sentido do Mal (Farrar, Straus & Giroux, 1995), pp 155-183.
9 White, O Grande Conflito, p. 517.

<Elias Mvundura é um membro do Sétimo Dia Igreja Adventista em Glendale Indianapolis.He é uma história antiga e professor de sociologia na Universidade Solusi, Zimbabwe, e está escrevendo um livro sobre a grande polêmica e da tradição ocidental.