expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

O remanescente de Deus no tempo do fim

Por Angel Manuel Rodriguez
(Nota: A tradução deste artigo para o português foi feita de forma automática. Para ter acesso ao material original em inglês clique no título do artigo.)
O conceito do remanescente tem uma longa história bíblica, correndo de Gênesis (6:9, 7:23) para o livro do Apocalipse (12:17). É fundamental para a compreensão da natureza do povo de Deus e Sua intenção divina para eles. No centro deste conceito bíblico encontra-se um profundo interesse na preservação da vida humana. No mundo antigo, as famílias, tribos e nações eram freqüentemente ameaçados pela possibilidade de extermínio por meio de ataques militares ou outras catástrofes. Por isso, foi natural a levantar a questão de sobrevivência. Se poucos sobreviveriam, um remanescente, o grupo não seria extinto. Todo esforço foi feito para assegurar que um remanescente deles seriam deixados na terra.  
Significado Teológico
Antigo Testamento Perspectivas: No Antigo Testamento, o conceito do remanescente estava imbuído de conteúdo teológico importante. Foi incorporado no conflito cósmico, e chegou a manifestar a certeza de que neste conflito cósmico de Deus serão vitoriosos. As forças do mal tentou exterminar o povo de Deus, a semente da mulher (Gn. 3:15), e, ocasionalmente, eles pareciam ter sucedido por enganar, corromper, e perseguir algumas pessoas de Deus. No entanto, Deus sempre preservou um remanescente. Por meio desses fiéis Sua intenção divina foi realizado dentro do fluxo da história. Eles foram preservadas através da Sua graça salvadora. Na maioria das vezes isso aconteceu no meio da apostasia nacional (por exemplo, Gn 7:23; 1 Reis 19:14, Apocalipse 2:24). Quando a verdade foi rejeitada, Deus preservou um remanescente através de quem a verdade era protegida e restaurada.
 
Cristológico Perspectiva: O remanescente está profundamente ligada à pessoa e obra de Jesus Cristo. Embora o povo de Deus fazem parte da semente da mulher (Ap 12:17;.. Cf Rm 16:20), Jesus é a semente da mulher, pois eles são seus filhos, mas Ele é o filho da promessa ( Ap 12:5). Ele é a expressão máxima do remanescente. Ele veio para um mundo de pecado e rebelião, manteve-se absolutamente fiel a Deus, e permanentemente derrotou as forças do mal cósmico. Jesus foi o instrumento majestosa de Deus em revelar ao Universo a verdade sobre o caráter amoroso de Deus. Nele e por Ele Deus preservou a raça humana. Portanto, a identidade e trabalho do povo remanescente de Deus é determinado e centrado na pessoa e obra do Filho de Deus.
 
Os adventistas e Fim de Deus em tempo Remanescentes
Os adventistas crêem que Deus os levantou no final do conflito cósmico como um movimento de reforma para preparar o mundo para o retorno de Cristo. Eles encontraram em Apocalipse 12-14 a sua identidade como remanescente de Deus no tempo final, a sua mensagem ea sua missão. O conceito do remanescente desempenha um papel importante na revelação e encontra a sua expressão através de uma terminologia diferente. Eles são especificamente chamados "restos a / o resto" (12:17). A palavra grega utilizada por João é loipos e designa aquilo que pertence "à parte de um todo que se mantém ou continua e constitui, assim, o resto do'rest inteiro, mantendo-se, o que resta, por outro. '" 1 Em Apocalipse designa , entre outras coisas, o resto na igreja de Sardes (3:2), e os demais fiéis em Tiatira (02:24) 0,2
 
Remanescentes Históricos: Segundo o Apocalipse, o resto é uma entidade histórica. Apocalipse 12 apresenta um resumo profético da experiência da igreja cristã. O dragão vai primeiro contra o Filho de Deus (12:2, 4, 5), e depois contra a mulher, a igreja, em uma tentativa de destruí-lo (12:13). Como resultado, o verdadeiro povo de Deus ir pelo subterrâneo e são protegidos por Deus (12:14-16). Os 1.260 dias designar o período durante o qual a Igreja experimentou a apostasia, impondo as suas opiniões sobre os outros através do poder civil (veja Atos 20:29, 30; 2 Ts 2:2-6;. Dan 7:25;. 8:12). Os reformadores tentaram restaurar a verdade bíblica, mas infelizmente a sua tarefa ficou inacabada. Outras verdades bíblicas precisava ser restaurada. Perto do final do conflito, resta um remanescente, e eles se tornam o objeto de ataque do dragão (Apocalipse 12:17).
 
Visível Remanescente: Segundo o Apocalipse, o remanescente do tempo do fim é identificável, visível. Ele possui algumas características específicas. Primeiro, eles guardam os mandamentos de Deus (12:17; 14:12). A referência é principalmente para o Decálogo. A questão central neste conflito diz respeito à questão da adoração: quem deve adorar o homem (14:7)? Desde que a lei de Deus foi alterada (veja Dn. 7:25), é necessário restaurá-lo. O sábado do sétimo dia deve ser reintegrado no Decálogo. Os seres humanos precisam entender que a apostasia da igreja abre-se ao engano demoníaca (Ap 13:13, 14; 16:13, 14). O remanescente, confiando na graça de Deus, guarda os seus mandamentos. Segundo, eles têm o testemunho de Jesus (Apocalipse 12:17). O testemunho de Jesus é identificado com o dom de profecia (19:10). Os dons espirituais, incluindo o dom de profecia, deve ser encontrada entre os finais do tempo o povo de Deus remanescente. O dom de profecia se manifestou poderosamente e, especificamente, entre nós, no ministério de Ellen G. White, apesar de ainda antecipar um glorioso cumprimento de Joel 2:28, 29.
 
O resto também é caracterizado por ter a fé de Jesus (Apocalipse 14:12), ou seja, abrangendo os ensinamentos de Jesus com base em um compromisso de fé com ele. É da responsabilidade do povo de Deus no tempo do fim-de chamar o mundo de volta aos ensinamentos das escrituras de Jesus e seus apóstolos. Finalmente, o resto tem a paciência dos santos (14:12). "Paciência" aqui significa "resistência." Num momento em que prevalece o engano e apostasia parece prevalecer, o remanescente resistir aos constantes ataques do inimigo e continuam comprometidos com o Salvador amado.
 
Missão dos Remanescentes: Mas o resto também tem uma missão especial, e que corresponde à missão do movimento adventista (Apocalipse 14:6-12). No centro da sua proclamação do evangelho é eterno. Ele precisa ser ouvido novamente no fim do conflito no âmbito do juízo final. Eles chamam os humanos adoram a Deus o Criador, não o dragão e seus aliados (14:7). É parte de sua missão de proclamar que a apostasia do mundo cristão alcançar dimensões globais, mas que não será capaz de entregar o que prometeu a salvação. Ele vai finalmente entrar em colapso sob seu próprio peso da decepção (14:8). O remanescente anunciar que os que adoram a besta e que se identificam com a agenda que promove experimentará derrota (14:9-11). Através do remanescente, Deus está reunindo o seu povo de toda tribo, povo e língua. As características listadas acima, bem como a missão que nós discutimos apenas definir quem somos e identificar o movimento adventista com o remanescente histórico e fiel de Deus.
 
Remanescente e da Igreja Cristã
Povo de Deus na Babilônia: Deus tem um povo em Babilônia figurativa, e é a nossa missão de chamá-los para fora para ser parte do resto do fim dos tempos Deus escatológico (18:4). Estes são os cristãos sinceros que servir ao Senhor em diferentes denominações cristãs e mesmo entre religiões do mundo. Eles são parte da igreja de Cristo. No presente momento, não são um grupo visível, ou seja, eles não possuem as características do resto, mas é o plano de Deus para trazê-los para fora de sua invisibilidade através da missão de Seu povo remanescente. Podemos, então, sugerem que a plenitude da Igreja de Cristo é constituído por uma visível, histórico remanescente que têm características específicas, e também pelos crentes fiéis que ainda estão em Babilônia, no exílio. Eles precisam ouvir a mensagem do remanescente, a fim de reafirmar o seu compromisso com a verdade bíblica e não ser enganado pelo dragão e seus aliados.
 
A Plenitude dos Remanescentes: Este entendimento do resto não deixa espaço para o exclusivismo. Uma vez que no momento atual da igreja é maior do que o resto não se pode proclamar o exclusivismo eclesiástica. Deus também está fora do activo remanescente. Consequentemente, não há salvação fora o resto, isso não é exclusivismo soteriológico. Como já foi referido, o componente invisível da Igreja de Cristo, chamados por Jesus "outras ovelhas que não são deste aprisco" (João 10:16), precisa ouvir a mensagem do remanescente. Então, algo maravilhoso e glorioso vai acontecer. À medida que o conflito cósmico chega ao fim, a expectativa escatológica da unidade da plenitude da Igreja de Cristo será uma realidade. Os remanescentes e aqueles saindo da Babilônia, constituirá a plenitude do remanescente escatológico de Deus. O povo de Deus de toda tribo, nação e língua "vai dar voz a um grande testemunho final para o mundo." 3 As forças do mal "vai fazer a guerra contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, porque ele é o Senhor dos senhores e Rei dos reis e com ele vai ser Seus seguidores chamados, eleitos e fiéis "(Apocalipse 17:14). Maranatha!
 
_________
1Johannes P. Louw e Eugene Nida Albert, Léxico Grego-Inglês do Novo Testamento: Baseado em campos semânticos, 2 vols. (New York: United Bible Societies, 1989), vol. 1, p. 613. Veja também Frederick William Danker, um léxico Grego-Inglês do Novo Testamento e os primeiros Outras Literatura Cristã (Chicago: Chicago University Press, 2000), p. 602, que afirma que loipos se refere "àquilo que permanece mais, especialmente após a ação foi tomada."
2Para uma discussão mais detalhada, consultar Ekkehardt Mueller, "o resto do fim dos tempos no Apocalipse," Jornal do Teológico Adventista da Sociedade 11 (2000), pp 188, 189.
Paulien 3Jon, "Escatologia e Adventista auto-compreensão", em luteranos e os adventistas em Conversas: Relatório e Trabalhos Apresentados 1994-1998 Silver Spring (, Md.: Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, de 2000, Genebra, Suíça: Federação Luterana Mundial , 2000), p. 237.
 
_______________
Angel Manuel Rodríguez é diretor do Instituto de Pesquisa Bíblica do Sétimo Dia Igreja Adventista, localizada em Silver Spring, Maryland. Este artigo foi publicado 10 de dezembro de 2009.