expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

É o inferno da Bíblia interminável?

(Clique no título e leia o original)
Como uma criança, Robert Ingersoll ouvi um pregador anunciar a doutrina de que Deus lançava indivíduos pecadores a tormento sem fim no inferno. Ingersoll decidiu que, se Deus fosse assim, então ele odiava. Mais tarde ele escreveu sobre esta crença de que "faz o homem numa eterna vítima e Deus eterno viciado em tormento. É um horror o infinito.... Este dogma cristão Abaixo, a selvageria não pode ir." 1
Há substancial e lógico dificuldades morais em acreditar em um Deus que tortura os seus inimigos para sempre. Como Robert Ingersoll, milhares de homens de pensamento se afastaram de tal Deus. Pode esta doutrina ser conciliado com o ensino bíblico de um Deus de amor ( 1 João 4:8 ), que não tem prazer na morte do ímpio ( Ez. 33:11 ), cuja destruição deles é chamado de Seu estranho "agir" ( Isa. 28:21 , 22 )? *
O que diz a Bíblia?
Não há dúvida de que a Bíblia ensina que os ímpios serão queimados no fogo do inferno. No entanto, ao contrário do entendimento popular, tanto o Antigo eo Novo Testamento testificam que o inferno é futuro e bum somente até os ímpios são reduzidos a cinzas.
Observe o testemunho de Malaquias: "Pois eis que aquele dia vem ardendo como um forno, quando todos os soberbos, e todos os malfeitores serão como restolho; o dia que vem os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de modo que ele vai deixar nem raiz nem ramo. Mas para vós que temeis o meu nome o sol da justiça se levantará com cura em suas asas. Você sairá saltando como bezerros da estrebaria. E você pisará os perversos, porque eles serão cinzas sob a sola de seus pés, no dia em que eu agir, diz o Senhor dos Exércitos "( Malaquias. 4:1-3 ).
Esta não é a única passagem que ensina que os ímpios serão aniquilados ", raiz e ramo" e transformado em cinzas. De acordo com o Salmo 37:10 , 20 , os ímpios serão completamente destruídos e deixarão de existir; Obadias 15 , 16 diz que eles vão ser como se nunca tivesse existido.
E o Novo Testamento deixa claro que Cristo ensinou explicitamente a aniquilação dos ímpios. Sua declaração em Mateus 10:28 que Deus pode destruir tanto o corpo ea alma no inferno, é inequívoca. Este texto implica a clara mesmo contraste entre a primeira morte, que é temporária, eo segundo, o que resulta na completa extinção da alma, que pode ser visto em Apocalipse 20 (versículos 5 e 14, respectivamente).
É importante notar que em nenhum lugar a Escritura é a alma chamada de eterna ou imortal. Pelo contrário, as almas são ditas morrer ( Ez 18:04. ; . Lv 23:29 , 30 , KJV, Mateus 10:28. ; Ap 16:3, KJV ). Só Deus é imortal ( 1 Tm. 06:15 , 16 ). A imortalidade é algo para o qual os justos procuram ( Rm 2:7. ressurreição), e que será concedido a eles apenas a ( 1 Cor -. 15:51 54 ). Note que a imortalidade inerente não deve ser confundido com a vida eterna, que pertence pela fé aos justos agora ( 1 João 5:13 ).
O relato da criação em si contradiz a crença comum de que o que põe as pessoas para além dos animais é que eles possuem almas imortais. Há dois animais ( Gn 1:21 , 24 ; 2:19 ; 9:10 , 15 , 16 , etc) e pessoas ( Gn 2:7 ) são chamados de almas (Hebreus nephesh ). A alma é o organismo inteiro ( Gn 2:7 ), eo termo pode ser usado para designar qualquer ser vivo - seja ela humana ou animal.
Quanto ao tempo e lugar do inferno, Malaquias 4:1-3 , acima citado, implica que o inferno é ainda futuro, e que os ímpios serão destruídos na terra, onde os justos depois caminhar sobre suas cinzas. O Novo Testamento é ainda mais explícita - Hell ocorre no fim do mundo. Observe o seguinte três sábios pas:
"Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim da época. O Filho do Homem enviará os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todas as causas do pecado e todos os malfeitores, e jogá-los na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes (. Então os justos brilharão como o sol, no reino de seu Pai " Mateus 13:40-43. ).
"Deus julga-lo apenas para retribuir com tribulação aos que vos afligem, e conceder descanso conosco para vocês que estão aflitos, quando o Senhor Jesus for revelado do céu com seus anjos poderosos em fogo chamejante, infligir vingança sobre aqueles que não sabem Deus e sobre aqueles que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles devem sofrer o castigo da eterna destruição e exclusão da presença do Senhor e da glória do seu poder, quando ele chega no mesmo dia para ser glorificado nos seus santos "( 2 Ts. 1:6-10 ).
"Pela mesma palavra os céus ea terra que agora existem foram guardados para o fogo, sendo mantida até o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios.... O dia do Senhor virá como um ladrão, e então os céus passarão com grande estrondo, e os elementos serão desfeitos pelo fogo, ea terra e as obras que nela há, serão descobertas.... Mas, segundo a sua promessa aguardamos novos céus e nova terra " ( 2 Pedro 3:7-13 ).
Essas passagens não dão nenhuma indicação de qualquer incêndio subterrâneo permanente. Em vez disso, eles afirmam que os ímpios serão queimados no final da época. Não faria sentido para Deus vir e puxar já pecadores queima de algum holocausto subterrâneo e, em seguida, "jogá-los na fornalha de fogo" ( Mateus. 13:42 ) novamente.
Note-se também outro segmento que atravessa todas essas três passagens - e Malaquias 4 também. Todos falam de uma nova criação na sequência do incêndio, o que implica que o fogo chega ao fim.
Este cenário (Segunda Vinda, a destruição dos ímpios Re, a criação da Terra) ocorre novamente em detalhes, mesmo em Apocalipse 20:04-21:01 , com a adição de um elemento novo - um milênio que se interpõe entre a Segunda Vinda eo castigo final dos ímpios.
Essa passagem diz que, na sequência do acórdão final, os maus e da morte e hades se serão lançados no lago de fogo.
Então, a terra é criado de novo, e "A morte não será mais, nem haverá luto, nem clamor e nem dor mais, porque as primeiras coisas passaram "( Ap 21:4 ). É lógico que se a morte, que foi lançado no lago de fogo, é "não mais", então o mesmo seria verdadeiro de Hades, que teve o mesmo destino.
Evidência bíblica de um inferno eterno?
Se tudo isso for verdade, então por que tantas pessoas acreditam em um inferno eterno? O problema é causado em parte por certas expressões metafóricas utilizadas nas Escrituras.
Escritores em qualquer linguagem costumam usar figuras de linguagem que não pretender que os seus leitores a tomar literalmente. Por exemplo, em Inglês que usamos as expressões "chutou o balde", ou "ele mordeu a poeira" para falar metaforicamente da morte, as expressões não têm nada a ver com as ações dos pés ou a boca. Uma sondagem expressão semelhante é usado em Gênesis 3:14 , onde a serpente é dito para "comer poeira". Mas as cobras não comem pó. Com base no antigo Próximo Oriente paralelos, agora sabemos que esta expressão significa "ser humilde".
Seria um erro interpretar a expressão hebraica "comer poeira" literalmente, ou interpretá-lo ao circunscrevê-lo com o Inglês "morder o pó." Infelizmente, na interpretação de algumas passagens bíblicas sobre o castigo dos ímpios, as pessoas normalmente fazem este tipo de engano. Para ser mais específico, o hebraico eo grego equivalentes do Inglês para sempre , eterno , e eterno nem sempre implica algo que nunca termina.
Várias passagens do Novo Testamento falam ou eterno fogo eterno: "Então ele [Cristo] dirá aos que estiverem à sua esquerda," Afasta de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. " ... E eles irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna "( Mt 25:41-46. ; comparar 18:8).
A palavra grega traduzida eterna aqui muitas vezes não transmite a idéia de duração infinita. Mas às vezes essa palavra não se refere ao processo, mas para o resultado. E é qualitativa e não quantitativa, em seu significado.
Por exemplo, a "salvação eterna" ( . Hb 5:09 ) não significa salvar interminável, e "juízo eterno" ( Hb 6:2. ) não significa infinito julgamento, o processo chega ao fim, mas o resultado é eterno . Nem o termo "um pecado eterno" ( Marcos 3:29 ) pecando infinitas designar, mas sim um pecado com conseqüências eternas.
Da mesma forma, "pena eterna" ( . Mat 25: 46 ) não significa um castigo eterno, nem a "destruição eterna" ( 2 Tessalonicenses 1:9. ) significa a destruição eterna. Não é o ato, mas o resultado que é interminável.
Em cada um dos casos acima, o processo de poupança, a julgar, pecando, punir e destruir chega ao fim, mas o resultado - a salvação, a punição - é eterno no sentido de que jamais possa ser desfeita, o condenado será nunca vir a existir novamente.
É verdade, como defensores do castigo eterno têm mantido, que o "castigo eterno" de Mateus 25:46 deve durar tanto quanto a "vida eterna" mencionado na mesma frase, mas isto é verdade para o resultado, não o processo . Os ímpios serão mortos, enquanto os justos estão vivos.
A expressão "fogo eterno" deve ser entendido da mesma forma. Isso não significa fogo eterno, mas um incêndio, cujos resultados são eternos. A forma como essa expressão é usada em Judas demonstra isso.
De acordo com Judas 7 , Sodoma e Gomorra foram queimadas com o "fogo eterno". No versículo paralelo em 2 Pedro 2:6 , este fogo é dito ter reduzido a cinzas as cidades. E isso é dito ser um exemplo do que vai acontecer com os ímpios. Mas Sodoma não está queimando agora. O fogo é eterno, porque seus resultados são eternos, não porque ele nunca parou de queimar. Estes dois versos implicam que o fogo eterno, que irá queimar os ímpios serão reduzi-los a cinzas e depois ir para fora.
Outra expressão mal é "fogo inextinguível" ( Mateus 3:12. ; Marcos 9:43 e ss .). Isso não significa que o fogo que nunca se apaga. Em Jeremias 7:20 Deus ameaçou a derramar sua ira sobre Jerusalém: "ele vai queimar e não se apagará." De acordo com 2 Crônicas 36:19 , 21 , a ameaça foi cumprida quando os babilônios "queimaram a casa de Deus." Este fogo reduziu as portas de Jerusalém a cinzas ( Neemias. 02:03 ), e depois, claro, saiu. fogo inextinguível, então, significa o fogo que não pode ser apagado, ou colocar para fora, até que ele sai por si só depois não há mais nada para queimar . Isso não significa que o fogo que queima para sempre.
Uma parábola overstretched
A idéia comum de que o inferno é um lugar - talvez em algum lugar abaixo da superfície da terra - onde os mortos estão agora sendo torturados encontra alegado apoio em uma única passagem da Escritura. A parábola do homem rico e Lázaro ( Lucas 16:19-31 ) é um de um grupo de parábolas sobre o uso do dinheiro nos capítulos 15 e 16 de Lucas. O fato de que esta história não é explicitamente chamado uma parábola não é significativo, pois apenas o primeiro dos cinco parábolas neste grupo é assim designados ( Lucas 15:03 ).
Não se pode basear uma crença teológica sobre os detalhes incidental de uma parábola. Por exemplo, a parábola das plantas de falar ( Juizes 9:8-15 ) não se destina a ensinar que as plantas podem falar. E quando, na parábola do administrador infiel, que também aparece em Lucas 16, "o senhor elogiou o administrador desonesto" ( Lucas 16:8 ), não devemos chegar à conclusão de que os cristãos devem ser desonesto.
Os elementos essenciais da história do homem rico e Lázaro já faziam parte do folclore judaico popular na época de Cristo, eles podem ser encontrados na literatura judaica contemporânea. Cristo simplesmente emprestado a história para fazer um ponto sobre como o uso de dinheiro afeta o nosso destino. Seu assunto não era o estado dos condenados, mas a administração.
expressões bíblicas como "no coração da terra" ( Mateus. 12:40 ) e "às partes mais baixas da terra" ( Ef. 4:09 ), onde é dito que Jesus tenha ido após sua crucificação, são simplesmente uma referência para o túmulo, e não algum ponto profundo dentro do globo. Uma expressão semelhante é usado em Jonas 2:2 . Há Jonas, na barriga do peixe, afirma estar em "ventre do inferno (NVI)."
Mas o que dizer Apocalipse 14:10 , 11 , que descreve o castigo dos ímpios no gráfico condições mais? "Ele será atormentado com fogo e enxofre, na presença dos santos anjos e na presença do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre e eles não têm descanso, dia e noite". Certamente, aqui a Bíblia ensina claramente a intermináveis ​​torturas dos maus!
Devemos deixar que a Bíblia define seus próprios termos. Como as palavras eterna e eterna , para sempre , não significa necessariamente imensidão absoluta. Na verdade, ele tende a ter o significado de "indefinidamente". A aspersão do sangue na Páscoa é dito ser "para sempre" ( Êx. 00:24 ). E o mesmo conceito é usado sobre o sacerdócio de Arão ( Ex 29:9. ; 40:15 ; . Lv 03:17 ), de herança Caleb ( Josué 14:09 ), o Templo de Salomão ( 1 Reis 8:12 , 13 ), e de lepra Geazi ( 2 Reis 5:27 ). No entanto, nenhuma dessas coisas existem hoje.
Sempre pode significar "enquanto a vida dura" (ver 1 Sm 01:22. , 28 ; . Ex 21:06 ). Pode se referir a um período muito curto ( Jonas 2:6 ). Ela pode até significar "enquanto for necessário". Falando a rebelde Israel, Jeremias cita Deus dizendo, "Eu vou fazer você servir os teus inimigos numa terra que não sei, porque na minha ira se acendeu um fogo que deve queimar eternamente" ( Jer. 17:04 ). No entanto, Jeremias 23:20 deixa claro que "sempre" quis dizer "até que ele [Deus] tenha executado e cumprido os desígnios do seu espírito." E Ezequiel 5:13 indica que a ira de Deus vai passar-se quando os seus propósitos foram cumpridos. O que é dito de fogo metafórico é evidentemente verdadeiro inferno literal: ele vai queimar "para sempre", isto é, enquanto tal for necessário, até que o objetivo seja cumprido.
No entanto, nós ainda não resolvemos o problema do Apocalipse 14:11 , que não se limita a dizer "para sempre", mas "para sempre", e acrescenta que "eles não têm descanso, dia e noite". O livro de Isaías é a chave para o significado desta passagem. As palavras de João refletem a profecia de Isaías a respeito de Edom: "Os fluxos de Edom se tornará em campo, e seu solo em enxofre, sua terra se tornará em piche ardente De. Noite e dia se não se apagará; sua fumaça subirá de geração para sempre. em geração será assolada; ninguém passará por ela para sempre e eternamente "( Is 34:9. , 10 ).
Isaías 34:5 a 35:10 fotos da destruição pelo fogo e depois a restauração ção da terra de Edom. Embora Isaías 34:10 parece indicar que o fogo em Edom serão queimados para sempre, os versos seguintes indicam que plantas silvestres vai crescer ali e animais selvagens que lá vivem! Obviamente, o fogo deve, eventualmente, morrer.
Mas há mais. A última parte do versículo 10 diz que "para sempre" ninguém vai passar pela terra. E o versículo 17 diz que os animais vão possuir a terra "para sempre", isto é, a terra será eternamente habitado por seres humanos. No entanto, o capítulo seguinte (Isaías 35) descreve a restauração da mesma terra, e seu repovoamento dos justos! Condições, então, ser tão alterado que desta vez deserta "assombração dos chacais" ( Is 34:13. ; KJV, "habitação de dragões"), um dia, tornar-se um jardim, onde não habitam os chacais ( Is 35:7. , 9 ).
Esta passagem descreve o mesmo padrão (fogo "eterno", seguida da restauração e repovoamento) que já detectado em outro lugar. É claro que aqui a expressão "para sempre" significa apenas um período limitado de tempo.
Nós não precisamos entender essas expressões mais, literalmente, em Apocalipse 14:11 que nós em Isaías especialmente quando tais imagens altamente figurativa é a marca do livro do Apocalipse.
Quando os vermes nunca morrem
Isaías 66:24 usa uma linguagem metafórica semelhante a destruição dos ímpios. Houve um despejo de lixo em um vale fora de Jerusalém, onde os vermes que se alimentavam de carcaças abandonadas nunca pareceu desaparecer, e os fogos estavam sempre queimando. Este vale, o Vale de Hinom, se tornou um símbolo do que aconteceria aos ímpios. (A palavra grega para inferno, inferno , é uma transliteração do hebraico para o Vale de Hinom.)
Os vermes de Isaías se refere são as larvas literal que se alimentam de carne morta (veja Jó 17:14 ; 21:26 , 24:19 , 20 ; . Isa 14:11 , 51:8 ). Em nenhum lugar da Bíblia que o worm palavra significa "alma". Como o inextinguível "fogo", os vermes nunca morrerão até que sua tarefa está concluída. No início do capítulo Isaías tinha escrito: "Pois eis que o Senhor virá em fogo, e os seus carros como a Stormwind, para tornar a sua ira em furor ea sua repreensão com chamas de fogo. Porque com fogo a vontade do Senhor juízo e com a sua espada, sobre toda a carne, o Senhor serão muitos. Esses.. e. aqueles mortos devem chegar a um fim juntos, diz o Senhor "( Isaías 66:15-17. ).
Devemos considerar um outro texto. Segunda Pedro 2:9 pode ser traduzido, quer dizer que os maus são castigados detidos para o dia do julgamento ou que estão a ser realizado ao ser punido. A analogia de 1 Pedro 1:4 , 5 , 2 Pedro 2:4 , 3:07 e Judas 6 apoia fortemente a prestação ", realizado para a punição", em oposição ao processamento que implica a punição está acontecendo agora. De qualquer forma, um texto cuja tradução é contestada não deve ser utilizado para apoiar uma doutrina disputado.
Mas se o inferno não é para sempre, então quanto tempo vai queimar? Nós não podemos dizer. Jesus advertiu aqueles que não conseguiram acertar as coisas com o juiz que eles seriam presos e que "nunca sair até você ter pago o último centavo" ( Mateus. 05:26 ). O servo impiedoso, cujo perdão foi revogado, foi entregue ao "torturadores, até que pagasse toda a dívida do seu" como um exemplo de o que aconteceria com outros igualmente mesquinha ( Matt. 18:34 , margem).
Estes avisos implica que há um limite para o processo de punição, uma época em que a dívida seria paga. Este apelo ao nosso senso de justiça. Não é certo que uma criança que deve acontecer a morrer sem ser salvo deve sofrer enquanto Adolf Hitler. O facto de o grau de punição é diferente, dependendo do quanto de verdade uma pessoa tem conhecido ( Lucas 12:47 , 48 ), implica a mesma coisa.
Isso não seria possível se todos fossem punidos sempre. Além disso, se o inferno ardendo agora, então o comprimento da pena seria maior para aqueles que viveram e morreram em idades mais jovens (e sabia menos da verdade de Deus) do que para aqueles que viveram depois (e sabia mais) exatamente o oposto do que Lucas 12 ensina. Caim, que matou um homem, teria sofrido por milhares de anos a mais no inferno do que Adolf Hitler, que foi responsável pela morte de milhões. Como isso pode ser justo?
Uma longa tradição na Igreja Cristã que respeita as palavras de Ezequiel 28:14-19 como uma descrição de Satanás. Se isso estiver correto, então esta passagem, usando o "profético pretérito", ensina que o diabo irá algum dia ser totalmente destruído pelo fogo (versículos 18, 19). É improvável que Deus traga sofrimentos do diabo para atingir um fim, mas permitir que aqueles a quem ele enganou a sofrer para sempre.
Francis Bacon disse: "Seria melhor não ter opinião de Deus a todos que essa opinião como é indigno dele também. Para uma é a incredulidade, a outra é o efeito:. Ofensas... Plutarco diz" Certamente, "diz ele," Eu tive sim um grande homem deve dizer que não havia um homem em tudo como Plutarco, que eles devem dizer que houve um Plutarco que iria comer a seus filhos assim que nasciam. " 2
Reagindo ao conceito de que ele estaria sujeito Seus inimigos a intermináveis ​​torturas no inferno, muitos abandonaram a Deus. Mas a Bíblia deixa claro que este é um mal-entendido. Sua imagem de Deus como justo, e mais do que isso, como um Pai amoroso, é consistente. Seu retrato de Seu trato com misericórdia, mesmo aqueles que crucificaram o Seu Filho confirma que Ele é uma pena conhecer e servir a Deus.
1 Citado em Martin Gardner, Os porquês de uma
Scrivener Filosófico (New York: William Morrow
and Company, 1983), p. 300.
2 Francis Bacon, "Superstition", citado em
Gardner, p. 300.
"Salvo disposição em contrário, os textos bíblicos neste
artigo são da Versão Revisada Padrão.