expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Milênio: uma revelação do caráter de Deus

 Por Hans K. LaRondelle
(Nota: A tradução deste artigo para o português foi feita de forma automática. Para ter acesso ao material original em inglês clique no título do artigo.)
O conceito bíblico de um milênio é encontrado exclusivamente em Apocalipse 20, e da visão de João de um reinado de mil anos de santos como uma característica desse milênio é descrito em não mais que três versos de Apocalipse 20. Estes versos foram chamados de "historicamente um dos mais influentes passagens do Novo Testamento", mas também uma das passagens mais difíceis de expor. 1 que estes versículos ensinam que todos os convênios que Deus fez com Abraão, Moisés e Davi será gloriosamente realizado na igreja durante esta era 2 ou em um reino milenar terreno futuro? 3 Poderia tais conclusões, eventualmente, ser derivada da promessa "Serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele durante mil anos" (versículo 6 )? * O que João realmente dizer que viu na visão? "E vi tronos, e sentaram-se sobre eles, eo julgamento foi dado a eles.
E vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e por causa da palavra de Deus, e aqueles que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos , e eles voltaram à vida e reinaram com Cristo durante mil anos. O restante dos mortos não reviveram, até que os mil anos foram completados. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes segunda morte não tem poder, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele por mil anos "(versículos 4-6, NVI). +
O perigo é agudo demais para ler preconcebidas teologia muito nesta passagem difícil, precisamos tomar cuidado com uma exegese dogmática que encontra em um texto que já está procurando. Primeiro de tudo, precisamos reconhecer o fato de que não há nenhuma indicação nesse texto que João está descrevendo um reino sobre os sobreviventes da batalha do Armagedom ou suas formigas desce que, presumivelmente, ter nascido durante o milênio. Além disso, como já foi observado, "nada é dito nos versículos 4-6 sobre a terra, sobre a Palestina como o centro deste reino ou sobre os judeus." 4 "Não há menção de um paraíso terrestre na linguagem de Apocalipse 20 , ou até mesmo uma sugestão de que a Terra vai se tornar uma espécie de Jardim do Éden, durante a era milenar ". 5
Na verdade, a cena da visão de João do reino milenar dos santos ressuscitados parece estar no céu . Ele viu "tronos" em que se assentaram aqueles a quem "foi proferida a decisão" (ARA) ou "comprometida" (RSV) 4 em uma visão anterior João viu o trono de Deus no céu, e "ao redor do trono havia vinte e quatro tronos e, sentado sobre os tronos vinte e quatro anciãos, vestidos de vestiduras brancas, com coroas de ouro sobre suas cabeças "(cap. 4:04, RSV). Esta visão intrigante do Apocalipse 4 parece sugerir que Deus como Chefe de Justiça encomendou 24 representantes entre os santos terrenos para reinar e julgar, juntamente com ele. 6 Estes são dados a promessa de que "eles devem reinar sobre a terra '" (cap. 5:10, RSV). Isso vai ser cumprida na nova terra, após o milênio, quando todos os santos "reinará para todo o sempre" (cap. 22:05, RSV).
A visão da prisão Satanás no abismo selado (cap. 20:1-3), sem dúvida, pertence à terra, mas a visão do reino milenar dos santos ressuscitados nos versículos 4 a 6 é marcada como uma nova auto-suficiente unidade pela expressão "Então eu vi" (RSV). Cristo tinha declarado explicitamente que ele iria voltar para a terra a fim de ter todos os seus discípulos a Sua casa de Pai no céu (ver João 14:1-3 ). Ele promete todos os vencedores a participação no seu trono no céu (cf. Ap 3:21 ). Esses indícios sugerem fortemente que os santos não reinam durante o milênio sobre o abismo, ou o mundo desolado. Em vez disso, seu reinado é único na natureza e envolve a responsabilidade de compartilhar o reino de Deus no seu trono. Esta garantia renovada em Apocalipse 20:4-6 oferece consolo para o infinito e perseguido por ter ignorado os santos que a sua "derrota" e "vergonha" em breve será completamente revertida pelo tribunal de Deus em glória e triunfo. Na verdade, o condenado e executado ("degolados") Santos vai se tornar os juízes muito de seus perseguidores. É, portanto, profundamente significativo que o Apocalipse, com o seu desejo apaixonado pela justiça, garante os santos que Deus vai ressuscitá-los para a vida e exaltá-los durante o milênio como sacerdotes e reis para atuar como juízes e assessores, juntamente com Cristo. 7
Todo o conforto para os santos perseguidos concentra-se, por conseguinte, a bem-aventurança mais significativo no Apocalipse: "Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição" (v. 6). Eles nunca vão morrer de novo. "A segunda morte não tem poder sobre eles" (v. 6), uma referência à sentença definitiva de condenação de Deus para aqueles cujos nomes não são encontrados escritos no livro da vida "(versículo 15).
No que respeita aos assentados sobre os tronos do juízo (v. 4), pode-se argumentar que os 24 anciãos em seus tronos (cap. 4:4) representam todos os redimidos israelitas e cristãos. Estes 24 indivíduos, então, ser visto como os doze patriarcas e os doze apóstolos, que reinaria sobre Israel e da Igreja como os mais velhos, ou os juízes. 8 Essa idéia parece ser suportado de alguma forma com a promessa de Jesus em Mateus 19 : 28 que em seu reino Seus discípulos "irá sentar-se em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel" (cf. Lucas 22:30 ). Também é verdade que os portões da Nova Jerusalém estão escritos os nomes das doze tribos de Israel e as bases dos doze apóstolos de Cristo ( Ap 21:12 , 14 ).
Alguns estudiosos identificaram a cena do julgamento de Apocalipse 20:4, com a de Daniel 7:9-11 , 22 , devido às características paralelas. No entanto, as duas visões possuem algumas diferenças fundamentais que nos impedem de igualá-los.
Daniel 7 não parece vislumbrar um juízo milenar, mas que tem lugar no céu, enquanto o Anticristo na terra se enfurece e persegue os santos, no curso da história (cf. v. 21). 9 Além disso, o juízo em Daniel 7 é pronunciado "' em favor dos santos "(versículo 22), para que eles receberão o reino, eo domínio (cf. versículos 22, 27, NIV, NASB), julgamento em Apocalipse 20:4 é dada aos santos e passou por eles como juízes que reinam com Cristo e já cuja preocupação é apenas "para julgar o mundo" e "anjos" ( 1 Coríntios 6:2. , 3 ). 10 Na visão de Daniel, o acórdão serve para identificar e reivindicar os verdadeiros santos, na visão de John esses santos se os próprios juízes, juntamente com Cristo. Esta é a progressão significativa do reino de Deus. O julgamento escatológico de Daniel 7 precede a ressurreição dos santos (cf. Dan. 00:01 , 2 ), enquanto o julgamento apocalíptico de Apocalipse 20:4-6 segue a ressurreição dos santos (cf. v. 6).
Antes que o diabo e seus exércitos são executados em um "lago de fogo", a oportunidade de Deus finalmente chega para reivindicar o seu nome difamado de forma mais majestosa antes do universo, até mesmo da boca dos perversos. A sessão judicial transitada em julgado chegou a Satanás ea todos os seus seguidores entre homens e anjos. Agora em termos de justiça forense é declarado; bem eo mal absolutos reconhecida, a origem, natureza e conseqüências do pecado para sempre estabelecida. "Então vi um grande trono branco eo que estava assentado sobre ele. Terra eo céu fugiram da sua presença, e não havia lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram aberto. Outro livro foi aberto, que é o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito como registrado nos livros. O mar entregou os mortos que nele havia, ea morte eo Hades entregaram os mortos que eram eles, e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. Então, a morte eo inferno foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Se alguém não foi achado escrito no livro da vida, ele foi jogado no lago de fogo "(vers. 11-15).
Esta cena grande corte, em que o Criador é o Juiz de todos os Seus inimigos, vai além de todas as outras descrições do julgamento final, tanto no Antigo ou Novo Testamento. Os resgatados, já tendo sido ressuscitados na primeira ressurreição, no início do milénio (cf. v. 6), estão isentos deste julgamento final do mundo. 11 Aqui aplica-se na sua máxima extensão o que o Evangelho de João nos ensina: "" Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do Deus único Filho "( João 3:18 ). "Não fiquem admirados com isto, por um tempo está vindo quando todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão... Os que tiverem praticado o mal chegará a ser condenado" (cap. 5:28 , 29). Este postmillennial acórdão diz exclusivamente com os descrentes ou rejeitam de Jesus Cristo. Embora todos eles são chamados a prestar contas de suas vidas ", como registrado nos livros" ( Apoc. 20:12 ;. cf Is 65:6. ), João deixa claro que as obras não podem salvar ninguém. Ele afirma: "Se o nome de alguém não foi achado escrito no livro da vida, ele foi jogado no lago de fogo" ( Apocalipse 20:15 ). Ele não está sugerindo, é claro, que por algum erro divino um crente poderia ter ressuscitado na ressurreição postmillennial, reservado para os perdidos. Como Rissi afirma Mathias, João sim "indica que o único critério de salvação é o fato de que o nosso nome está escrito no livro da vida. O critério decisivo para o juízo universal é a de pertencer a Cristo.... O julgamento, portanto, pode ser nada mais do que a revelação universal de decisões que já foram feitas ". 12 Ellen G. White também lançar luz sobre as implicações dessa eterna cena do julgamento final: "Os ímpios mundo inteiro estão denunciados no bar de Deus sobre a carga alta traição contra o governo do céu. Eles têm de quem defenda a sua causa, eles são inescusáveis; ea sentença de morte eterna é pronunciada contra eles ". 13
O acórdão delineia claramente em cada caso, a justiça da condenação imposta. Assim é a sabedoria de Deus, a justiça ea bondade são colocados fora de questão para sempre. O caráter de Deus é vindicado perante o Universo. Todas as criaturas no céu e na terra, o justo eo ímpio, não pode deixar de se curvar os joelhos ao nome de Jesus e "confessar que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai" ( Fil. 02:10 , 11 ) . Isto significa a coroação final do Filho de Deus, exaltando-lo ao lugar mais alto, "acima de todo nome" (vers. 9). Todos aqueles ao redor do trono de Deus responde com o doxologia "Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder e riqueza e sabedoria, força e honra e glória, e louvor" ( Ap 5:12 ).
Todos estão totalmente convencidos de que Deus "os julgamentos são verdadeiros e justos" (cap. 19:2, NVI). Na lei de Israel uma testemunha maliciosos que acusou falsamente um irmão companheiro de um crime foi, depois de "investigação exaustiva" ( Deut. 19:18 ) divulgou os fatos, condenado a receber o castigo que ele havia pedido para seu irmão (veja os versículos 19, 20). Tais "uma profunda" investigação terá lugar em santos «acórdão durante o milênio (cf. Ap 20:04 ; Cor 1. 06:02 , 3 ). Não apenas pela fé, mas por convicções profundamente resolvido, então eles vão juntar os anjos 'coro' Sim, Senhor Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos "( Rev. 16:07 , cf. 19:01 , 2 ; 15:03 , 4 ).
Este propósito profundo do inquérito por de santos de Deus indica o significado teológico do milênio: a final da teodicéia do Criador. Da 14 Através do dom de Seu Filho e pelo auto-sacrifício de Cristo, amor altruísta de Deus e justiça ficam para sempre diante de todo o criado cosmos como inatacável e sagrada. Todas as acusações de Satanás contra o caráter de Deus e do governo estão finalmente e para sempre sepultado. do reinado de Cristo sobre os inimigos de Deus, portanto, atingir o seu clímax dramático no final do milênio. Ele esmagará a cabeça da serpente debaixo de seus pés (veja Gênesis 3:15 ; Rm 16.20. ). O Diabo, o mentiroso arco e assassino ( João 8:44 ), serão "lançados no lago de fogo e enxofre" ( Apocalipse 20:10 ). Cristo impostos todos os males do universo, de modo que "não uma raiz ou uma sucursal será deixado" ( Malaquias. 04:01 ). Todos os que se tornaram um com o pecado vai encontrar o seu lugar em "'o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos" ( Mt 25:41. ;. cf. Ap 20:09 ). "Se o nome de alguém não foi achado escrito no livro da vida, ele foi jogado no lago de fogo". "Esta é a segunda morte" (versículos 15, 14, RSV).
A última questão de salvação ou condenação, então, é se é uma "escrita em Cordeiro livro da vida" (cap. 21:27). Desse registro divino aqueles que renascem a partir de cima pode ter certeza absoluta de já, agora (veja Lucas 10:20 ; Phil 04:02. , 3 ; 03:20 ; Hb 24. 12:22 - ). A salvação continua a ser um soberano e dom gratuito de Deus. Não é baseado em nossas obras santificados, mas em Cordeiro trabalho sozinho (veja João 1:29 ; 03:16 , 05:24 ). Nossas obras em última instância, servem como prova irrefutável de nossa conexão real com o Cordeiro. "A fé sem obras é morta" ( Tiago 2:26 , KJV).
É neste momento, após o milênio que apocalíptico perspectiva de Paul será plenamente realizada: 15 "Então virá o fim, quando ele entregar o reino a Deus o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder. Para deve reinar até que tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte.... Quando ele fez isso, então o próprio Filho será submetido a ele que as coisas lhe sujeitou, para que Deus talvez tudo em todos "( 1 Coríntios. 15:24 , 28 ).
Agora pode começar a eternidade: "um novo céu e uma nova terra, a casa da justiça" ( 2 Pedro 3:13 , cf. Ap 21:1 ; Sl 115:16. ). salvação cristã é paraíso reencontrado na terra, um universal, política, da realidade social.
Notas:
* Salvo indicação em contrário, as citações bíblicas são da Bíblia Sagrada: Nova Versão Internacional. Copyright © 1978 pelo New York International Bible Society. Usado com permissão da Zondervan Bible Publishers.
+ citações bíblicas são creditados toN.ASB da New American Standard Bible , The Foundation Lockman 1960, 1962, 1963, 1968, 1971, 1972, 1973, 1975, e são usadas com permissão.
+ As citações das Escrituras creditados RSV são da Revised Standard Version da Bíblia, copyright 1946, 1952 © 1971, 1973.
1 Elis Fiorenza, "Die tausendjahrige der Herrschaft Auferstandenen (APK 20, 4-6)," Bibel und Leben 13 (1972), pp 107-124; citação de p. 107.
2 Ver Bietenhard H., "A Esperança Milenar na Igreja Primitiva", Scot. J. de Theol , 6 (1953), pp 12-30.
3 A Bíblia de Referência Scofield Nova (New York: Oxford University Press, 1967), p. 1373. Walvoord, O Reino Milenar (Grand Rapids, Michigan: Pub. Zondervan House, 1959), p. vii.
4 AA Hoekema, em O Significado do Milênio , ed. RG Clouse (Downers Grove, 111:. Varsity Press-Inter, 1977), p. 169. Também RB Jones, que, quando, e onde está o Millennium ? Grand Rapids, Michigan: Baker Book House, 1975), p. 66, 67.
5 Lewis AH, O Dark Side of the Millennium (Grand Rapids, Michigan: Baker Book House, 1980), p. 63.
6 Walvoord JF, A Revelação de Jesus Cristo: Um Comentário (Chicago: Moody Press, 1966), p. 296, considera os juízes de Apocalipse 04:04 para ser o mesmo que em Apocalipse 20:4 . Pessoas que consideram que uma corte celestial está em exibição em Apocalipse 20:4 são L. Morris, O Apocalipse de São João , O Novo Testamento Comentários Tyndale (Grand Rapids, Michigan: B. Eerdmans Pub. William Co., 1973) , p. 236 e Mounce RH, O Livro do Apocalipse, NICNT (Eerdmans, 1977), p. 355.
7 Cf.. Hoekema, op. cit., p. 165.
8 Ver Rusten EM, uma avaliação crítica de Dispensação interpretações do livro de Apocalipse (dissertação, New York University, 1977), Parte I, pp 263-276.
9 Caird GB, O Apocalipse de São João Divino, Harper's Comentários Novo Testamento (New York: Harper & Row, 1966), p. 252.
10 Esta distinção básica entre as cenas de julgamento de Daniel 7 e Apocalipse 20:4, é ignorado pelos EM Rusten, G. Ladd, e outros, mas reconhecida por GB Caird (ver nota 9). Veja também Apocalipse 2:26 , 27 ; 03:21 .
11 Cf.. M. Rissi, O Futuro do Mundo: Um estudo exegético de Apocalipse 19, 11-22, 15 SET Sec. Ser. 23 (Naperville, 111: Allenson AR, Inc., 1966), pp 36,37.
12 Ibid. Cf. Também Rev. 13:08 , 17:08 .
13 O Grande Conflito (Pacific Press, 1911, 1950), p. 668. Ver todo o capítulo 42, "ao fim da controvérsia."
14 GE Ladd, Teologia do Novo Testamento (Grand Rapids, Michigan: Eerdmans Pub. William B. Co., 1974), p. 631.
15 Cf.. MC Tenney, Interpretando Apocalipse (Grand Rapids, Michigan: William B. Eerdmans Pub 1957. Co.), p. 162. GE Ladd, "Questões Cruciais do Reino de Deus (Eerdmans, 1961), pp 177-181