expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Desafios e Descobertas no Estudo do Apocalipse

Por Azenilto G. Brito (RA, ago. de 1989)
As ''testemunhas de Jeová" pretendem explicar-nos o último livro da Bíblia, mas o fazem de maneira muito, muito irreal.
Indiscutivelmente, o Apocalipse e seu estudo viraram moda. Quase uma "apocalipsemania" vem dominando o cenário religioso contemporâneo, com as "chaves do Apocalipse" ainda promovidas pelo grupo fundado por Alziro Zarur, cujas iniciais "A.Z." teriam algo que ver com o "alfa e o ômega" (primeira e última letras do alfabeto grego) citados no início do livro bíblico, e outras idéias exóticas circulando por aí.
Falando-se em idéias exóticas, os símbolos e imagens deste especial livro bíblico tornaram-se objeto de análise e detalhada exposição na obra amplamente difundida (3 milhões de exemplares só na primeira edição em inglês) Revelação, Seu Grandioso Clímax Está Próximo! É editada pelas "testemunhas de Jeová" que com seu novo empreendimento editorial evidentemente não sumiram do mapa então. Prova disso é que o segundo presidente da Sociedade Torre de Vigia, J. F. Rutherford, confortavelmente instalado na sede da organização em Nova Iorque, na grande república norte-americana, pôs-se a preparar no próprio fatídico ano de 1920 um novo compêndio para estudo e divulgação. Seu livro chamou-se Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão, e nas páginas 110, 111 e 122 (da tradução em português de 1923) garantia que Abraão, Isaque e Jacó ressuscitariam em 1925 sobre a Terra para estabelecer os fundamentos do Reino, tendo Jerusalém por capital, outra evidente predição fracassada.
Apesar de seus 3,5 milhões de exemplares, e de ter sido traduzido em 30 línguas, o livro Milhões... jamais é reconhecido pelas "testemunhas" que agora vivem, pois em suas recapitulações históricas a liderança da seita trata de recapitular a história buscando abafar ao máximo esses deslizes, inaceitáveis para uma "sociedade teocrática". É o que se verifica no livro Seja Feita a Tua Vontade na Terra, publicado em 1962, págs. 311 e 312:
"Na tarde de domingo, 10 de setembro [de 1918, cf. contexto]o Presidente Rutherford proferiu o seu discurso público sobre o tema disputado 'Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão'... Em 1926 houve um declínio relatado na assistência à refeição noturna do Senhor em 27 de março para 89.278. Especialmente o ano de 1925 foi de grande prova para muitos do povo de Jeová. Alguns cessaram de esperar e voltaram ao mundo."
Segundo um pesquisador dos ensinos da Torre de Vigia, esses "alguns" que "cessaram de esperar", desapontados com o forfeit dos heróis bíblicos na "data marcada" de 1925, constituíram realmente 4/5 ou 80% dos membros da seita! Significativamente, o Revelação, Seu Grandioso Clímax Está Próximo! faz referência ao " ... discurso público destacado pelos do povo de Jeová entre 1918 e 1922. Originalmente, era 'O Mundo Findou — Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão'" (pág. 120). Não revela, porém, o conteúdo desse famoso "discurso" nem faz menção ao livro que tinha a mesma temática, apresentando a falsa profecia de 1925.
"Boas Novas" ou "más velharias?
O Revelação... continua contando que logo depois de um despertamento entre as "testemunhas" a partir de 1919 (que seria cumprimento de Apocalipse 8:5), "vozes fortes substituíram o silêncio, proclamando com clareza a mensagem do Reino. Ressoaram avisos trovejantes de tormenta, baseados na Bíblia". E prossegue grandiloqüentemente: "Iguais a relâmpagos, brilhantes lampejos de verdade procederam da Palavra profética de Jeová e, como que por um poderoso terremoto, o domínio religioso foi abalado até os alicerces. Os da classe de João [ou seja, as testemunhas de Jeová] compreenderam que havia trabalho a fazer". E conclui: "Esta obra continua até hoje a se expandir gloriosamente sobre a terra habitada." (Op. Cit., págs. 131 e 132).
Esses "brilhantes lampejos de verdade" que "procederam da Palavra profética de Jeová" para abalar o domínio religioso da "Cristandade" estariam contidos nos livros que então eram estudados e difundidos por esses despertos pregadores. Entre estes contam-se o Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão e O Mistério Consumado! Tais livros, recordemos, tratavam de profecias bem específicas, relacionadas com os anos de 1874, 1878, 1914, 1918, 1920/ 1925..., datas relativas a acontecimentos e predições que as modernas "testemunhas" jamais se proporiam a divulgar! Em lugar de "boas novas", portanto, seu conteúdo reflete um elenco de "más velharias"!
Voltando aos Milhões... é bom destacar que a ressurreição dos heróis bíblicos ali predita implicaria no estabelecimento do Reino de Deus sobre a Terra, tendo Jerusalém por capital. Quando quatro anos haviam decorrido sem que sua predição tivesse cumprimento, e em vista do grande número que se afastava da seita decepcionados com suas falsas profecias, uma mansão chamada Beth Sarim ("Casa dos Príncipes", em hebraico) foi adquirida em San Diego, Califórnia, para abrigar os príncipes que "em breve" ressurgiriam. Servia também como testemunho dessa fé na próxima ressurreição deles, apesar do fracasso da data 1925. Mas enquanto os "príncipes" não davam o ar de sua graça, ficou decidido que Rutherford residiria na mansão, e ali de fato morou até o fim de sua vida, pois os "príncipes" jamais apareceram para reclamar seu confortável domicílio.
Nessa confusão toda há um ponto a esclarecer: sendo que o Milhões... , antecipando a ressurreição de Abraão, Isaquee Jacó, etc, referia-se a Jerusalém como futura capital do Reino terrestre, por que a mansão reservada a eles foi edificada na bela e agradável San Diego, Califórnia, e não na velha capital palestina?
As provas da existência de Beth Sarim se acham no livro Salvação, que traz até uma foto da mansão californiana (págs. 275 e 276). Também se pode provar que Rutherford ali viveu até a morte pelo livro Santificado Seja o Teu Nome, pág. 337, ambas publicações da Torre de Vigia com edições de 1929 e 1963, respectivamente.
Advertências bíblicas
Se essas coisas parecem até engraçadas, basta ressaltar serem acima de tudo trágicas diante dos milhões de criaturas sinceras engodadas por esse falso sistema doutrinário. Deuteronômio 18:22 avisa: "Quando o tal profeta falar em nome do Senhor, e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou o tal profeta, não tenhas temor dele". E Cristo, um profeta que jamais fez predições que não se confirmaram, advertiu: "Se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui [desde 1874?] ou ali [desde 1914?], não lhes deis crédito; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos".
E como Se antecipasse especialmente aos negadores de Seu glorioso e visível advento, continua: "Eis que vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que Ele está no deserto, não saiais; Eis que Ele está no interior da casa; não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem".
É bastante significativo que num dos mais importantes livros de doutrinação das "testemunhas de Jeová", o Raciocínios à Base das Escrituras (de uso interno, não oferecido ao público em geral) foi escolhido o capítulo intitulado "Falsos Profetas" para este comentário: "É verdade que as Testemunhas cometeram erros de entendimento, sobre o que ocorreria no fim de certos períodos de tempo, mas não cometeram o erro de perder a fé ou de cessar de ficar vigilantes quanto ao cumprimento dos propósitos de Jeová!" [A casa "Beth-Sarim" seria prova disso? — Nota do Autor].
Mais adiante alegam: "Os.assuntos em que foram necessárias correções de ponto de vista têm sido relativamente mínimos em comparação com as verdades bíblicas vitais que discerniram e publicaram" (pág. 163).
"Correções de ponto de vista... relativamente mínimos" são certamente expressões bem eufemísticas para reinterpretações exegéticas devido ao não cumprimento de grosseiras profecias falsas, como realmente é o caso.
Para concluir, basta uma enumeração de algumas das supostas verdades bíblicas vitais que dizem ter discernido para perceber estarmos mesmo tratando com um dos mais terríveis enganos dos últimos dias: a de que Deus Todo-Poderoso, Jeová, criou o Deus Poderoso, Jesus Cristo; de que o Espírito Santo é uma mera "força ativa" de Deus e não um ente integrante da Divindade; de que somente 144 mil irão com Cristo para o Céu, com os demais salvos obtendo uma salvação de segunda categoria sobre a Terra; de que Cristo veio invisivelmente em 1914 e não retornará jamais a este planeta "em glória e majestade"; de que é preferível a um pai ou mãe ter seu filhinho morto num leito hospitalar a permitirem que uma providencial transfusão de sangue lhe seja aplicada, e por aí a fora.
Ao revelar estes fatos todos (e há muito mais), podemos parecer hostis e agressivos para com esses ensinadores da Bíblia. Contudo, outro de seus livros de doutrinação, o Certificai-vos de Todas as Coisas, nos dá pleno apoio ao empreendermos esta tarefa esclarecedora. Diz a referida obra, na página 189: "É correto expor falsidades religiosas; protege a vida dos que atendem".
Afinal, o próprio Cristo declarou: "Pelas tuas palavras serás justificado: pelas tuas palavras serás condenado". Mat. 12:37.