expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Apocalipse: Livro de Vencedores

Por José C. Bessa (RA, jan/1988)
Deus nos fala através do Apocalipse. Devemos falar aos outros comunicando a mensagem desse livro maravilhoso. Agora. Enquanto há tempo.
“Havendo Deus, outrora, falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho." Heb. 1:1 e 2. O que Deus falou foi escrito para nosso ensino e exemplo, para que não caiamos nas mesmas desobediências.
Que segurança e tranqüilidade é ter um Deus que Se comunica, um Deus com o dom da fala. Uma vez Deus falou através de uma jumenta, um irracional advertindo a um homem ambicioso por glória e riquezas mundanas. Em outra oportunidade, Deus falou a um de Seus discípulos através de um galo. O Senhor fez o galo cantar no momento exato. Este falar através de um galo fez de um traidor um mártir. Quanta falta faz hoje o cantar de um galo à hora em que, como Pedro, estamos negando que conhecemos o Senhor, um galo cantando no momento em que estamos deixando de confessar o nome do Senhor, um galo cantando à hora em que juramos e praguejamos por nossos atos. Um galo cantando quando nos encontramos assentados. Se preciso for, se os adventistas deixarem de testemunhar, as pedras irão fazê-lo. Deus tem falado muitas vezes e de muitas maneiras.
Foi através da construção da arca que Deus falou aos antediluvianos; cada tábua a mais, cada novo prego, cada porção de betume entre as tábuas, era Deus falando. O desfile dos casais de animais, a entrada de Noé e família, a mão oculta do anjo fechando a porta, era Deus falando. Numa silente noite Deus falou a Abraão. Dá-me teu filho, o único a quem amas. Cara a cara o Senhor falou com Moisés. Nos últimos dias Deus fez a comunicação maior. Falou-nos através do Filho. O visual de um infante envolto em panos, deitado em uma manjedoura, era a eloqüente voz do Altíssimo anunciando a grandeza da humildade — Deus Se fazia homem.
Na carpintaria, no Jordão, nas sinagogas, ao pregar no templo, ensinando e curando, Deus estava fazendo uma comunicação maior através do Filho. Da noite de angústia no Getsêmani, indo de Anás a Caifás, de Pilatos a Herodes e de Pilatos até a cruz, era Deus falando, dizendo a todos: "Este é o Meu Filho amado." E ao morrer, o próprio Verbo falou: "Pai, perdoa-lhes", e acrescentou: "Tudo está consumado." Assim falou Deus nos últimos dias. Porém, para o fim dos últimos dias, Deus que já havia feito uma comunicação maior, faria uma MAIOR COMUNICAÇÃO. Ele a fez na Ilha de Patmos, ao degredado, porém amado apóstolo do Senhor. A comunicação maior fora feita pelo Filho do homem revestido da natureza humana, desgastada por quatro mil anos de pecado. A Maior Comunicação que seria feita, foi feita pelo Cristo glorioso no sábado do Senhor.
Após ouvir a voz que o saudava, escreveu João: "Voltei-me para ver quem falava comigo." O impacto do visual foi tão aterrador que João caiu como morto. Ele havia contemplado o Senhor em toda a Sua glória. Ele, João, havia visto o Cristo glorioso no Apocalipse, Aquele a quem estamos anunciando. O glorioso Cristo manifestava-Se com a glória que haveremos de contemplar por toda a eternidade, sem ficarmos turbados ou desmaiados. Iremos, sim, prostrar-nos humildes e agradecidos adorando ao glorioso Cristo do Apocalipse.
O Apocalipse é o livro dos vencedores. Por 17 vezes aparecem as palavras vencedor, venceu, vencer, vitorioso, etc. Antes, porém, de nos alongarmos sobre os vencedores, sobre o prêmio que o amor de Deus nos outorgará, vamos falar dos derrotados. No Apocalipse o primeiro grande derrotado é Satanás e seus anjos. Após mil anos de prisão solitária, ele sofrerá a merecida pena de morte.
O instrumento usado será o fogo. Ele que instigou governantes e religiosos a queimar milhões dos seguidores do Cordeiro, será ferido com a mesma espada.
Dentre os derrotados e que sofrerão o mesmo castigo está a besta, a imagem da besta, o falso profeta e todos os que prestaram adoração a estes poderes. Também todos os que não tiverem seus nomes escritos no livro da vida.
O Apocalipse, ao fazer menção dos derrotados, faz especial menção aos covardes, incrédulos, abomináveis, impuros, feiticeiros, idólatras. Os mentirosos não foram esquecidos. Todos no mesmo lago.
Entre os derrotados que serão destruídos, são mencionados "os que destroem a Terra". Aquele que por interesses egoístas e ambiciosos, estão devastando a Terra, contaminando as fontes da vida.
Se grande será a multidão dos salvos, bem maior será a outra multidão. O Apocalipse é o livro dos vitoriosos: "Vi como que um mar de vidro, mesclado de fogo, e os vencedores... em pé no mar de vidro, tendo harpas de Deus."
Alguma vez você já tomou tempo para contar as recompensas que aguardam os remidos? Vamos começar pelos vestidos. O vestir-se bem sempre foi preocupação de ambos os sexos. Cada ano divulgam-se os dez mais elegantes entre eles e elas. Não podemos negar que o vestuário contribui e muito para melhorar nosso visual. Há trajes para muitas de nossas atividades. Vestimo-nos de acordo com o momento que vamos viver. Na piscina, na quadra de esportes, excursão, casamento, funeral, ao visitarmos autoridades, ao irmos para o trabalho e para a adoração. Temos as vestes para o social, o esportivo e o traje a rigor. O Apocalipse enfatiza que uma das recompensas dos salvos é o vestir-se com roupas brancas, dè linho finíssimo e resplandecente. Através de sucessivas lavagens com processos químicos, procuramos o branco mais branco. O branco das vestes dos salvos é mais alvo que a lã e a neve. Alvejados, branqueados no sangue do Cordeiro, a beleza do branco que usaremos é indiscutível. O Grande Conflito, pág. 655, assim afirma: "Acham-se diante do trono com vestes mais ricas do que já usaram os mais honrados da Terra. Estão coroados com diademas mais gloriosos do que os que já foram colocados na fronte dos monarcas terrestres."
Durante 40 anos Israel vagueou pelo deserto, seus vestidos nunca envelheceram. Assim será lá. Por toda a eternidade nossas vestes serão sempre novas e atuais, sempre na última moda. Que maravilhoso é pensar naqueles que para servirem ao Senhor peregrinaram errantes pelo deserto, montes e pelas covas trajando vestidos feitos de peles de ovelhas e de cabra, em alta costura artesanal, e agora em pé junto ao trono e no mar de vidro, trajam vestes cujos fios foram tecidos nos teares do Céu.
Nossa primeira recompensa são os vestidos. "Amigo — disse Jesus — como entraste aqui não trajando os vestidos nupciais?" E Salomão acrescenta: "Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes."
Poderíamos continuar mencionando muitas outras das recompensas prometidas nos diversos períodos da vida da Igreja. Ali fala do voltarmos a comer da Árvore da Vida. Fala da coroa da vida. Fala do novo nome, de sermos colunas no templo de Deus, como também fala do assentar-se com Ele no trono. Como o espaço é exíguo, vamos mencionar mais uma recompensa. Esta está ligada ao turismo. Hoje já se fala em viagens turísticas à Lua, Marte, Júpiter, etc. Você precisa gostar de viajar, pois os salvos estarão envolvidos em constante turismo.
Pense bem: As galáxias são incontáveis. Os mundos, sóis, planetas, estrelas que formam estas galáxias, são também incontáveis. "Todos os tesouros do Universo estarão abertos ao estudo dos filhos de Deus." Nossos olhos contemplarão aqueles mundos de belezas ocultas, hoje visíveis somente através de microscópios.
Desfrutaremos do colorido visual dos mundos ao vivo, sem o auxílio do vídeo ou dos telescópios, e muito mais. A visão maior, a alegria maior, o gozo maior reservado aos salvos é o de vermos a face de Deus e do Cordeiro. O Apocalipse é o livro dos vencedores, é o livro das eternas recompensas. O Apocalipse termina com uma nota missionária. "O Espírito e a noiva dizem: Vem. Aquele que ouve diga: Vem. Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida."
Você já viu, você já ouviu, você já leu. Vá, fale, testemunhe, visite, pregue, diga: Vem. Como ouvirão, como virão, como decidirão se alguém não for e disser: Vem. Bebe, é de graça? Ficar sem dizer Vem, é tirar do Apocalipse o IDE, e tirar qualquer coisa do Apocalipse é muito perigoso.
Saiamos, o Senhor está às portas, cumpramos a missão em alta voz, dizendo: Vem conosco e o Senhor te fará bem.