expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

O Assinalamento em Ezequiel

Por Aristarco P. de Matos (RA, maio/77)

Ainda que não saibamos a data de seu nascimento e morte, temos no entanto muitas lições a tirar para nosso proveito dos escritos daquele que foi um dos maiores profetas hebreus — Ezequiel. Seu nome significa: "aquele que Deus fortalece". Não é citado fora de seu livro, nem no Velho nem no Novo Testamento. Era da linhagem sacerdotal, talvez fizesse parte da aristocracia.
Foi levado cativo para Babilônia em 597 A.C. Davis afirma que o capítulo 1:1 se refere à idade do profeta — 30 anos, na ocasião de sua S deportação. (2) Sustentam alguns que seu ministério se estendeu por 22 anos. indo de 593 a 571 A.C., sendo neste caso contemporâneo de In Daniel e Jeremias.
A Visão
É no capítulo 9 de Ezequiel que temos uma importante visão sua. No verso 1 lemos de alguém que clama; este é Deus que clama aos ouvidos do profeta. Já dos versos 3 a 6 encontramos duas ordens:
Primeira ordem: "... e clamou ao homem vestido de linho, que tinha o tinteiro de escrivão à sua cinta. E disse-lhe o Senhor: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela", (versos 3-4).
Para a palavra SINAL há no texto hebraico o termo TAU — última letra do alfabeto hebraico. Diante disto a leitura seria: "Marca com um TAÜ..." Por que marcar com um TAU? Por anos esta pergunta inquietou a muitos estudiosos da Bíblia, até que se descobriu que o TAU "no tempo do profeta Ezequiel tinha a forma de "X". (3) Equivale dizer: "marca com um X...", "Faca um X..." O "X" é a letra mais fácil de se escrever quando com pressa.
Segunda ordem: "Passai pela cidade após ele, e feri; não poupe o vosso olho, nem vos compadeçais. Matai velhos, mancebos, e virgens, e meninos, e mulheres, até exterminá-los; mas a todo o homem que tiver o sinal não vos chegueis: e começai pelo meu santuário. E começaram pelos homens mais velhos que estavam diante da casa", (versos 5-6).
Aplicação para a Profecia
Esta visão profética de Ezequiel refere-se à destruição de Jerusalém por Babilônia, em 586 A.C.
Aplicação Espiritual
Interessa-nos mais é a aplicação espiritual da visão, razão pela qual desejamos nos demorar mais nela.
Este capítulo 9 de Ezequiel é muito parecido com Apocalipse 7:2-3: "E vi outro anjo... que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos...: Não danifiqueis a Terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus".
Notamos ainda que há um paralelismo muito acentuado entre o verso 6 de Ezequiel, 9 com I S. Pedro 4:17: "Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?"
Agora, tanto em Ezequiel como em Apocalipse, notamos que há condições externas e internas:
1) Condições externas em Ezequiel:
O SINAL — TAU — "X" nas testas dos homens.
2) Condições externas em Apocalipse:
O SINAL DE DEUS — O SÁBADO — nas testas dos homens.
3) Condições internas em Ezequiel:
Suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio de Jerusalém.
4) Condições internas em Apocalipse:
Modo de vida interior.
"O selo de Deus será colocado somente na testa daqueles que suspiram e clamam por causa das abominações cometidas na Terra. ... Nossa maneira de proceder determinará se receberemos o selo do Deus vivo, ou seremos abatidos pelas armas destruidoras... Nem todos os que professam guardar o sábado serão selados. Muitos há, mesmo entre os que ensinam a verdade a outros, que não receberão na testa o selo de Deus. Tinham a luz da verdade, souberam a vontade de seu Mestre, compreenderam todos os pontos de nossa fé, mas não tiveram as obras correspondentes". (4)
São ainda do Espírito de Profecia estas palavras: "Nenhum de nós jamais receberá o selo de Deus, enquanto o caráter tiver uma nódoa ou uma mácula sequer. ... Agora é o tempo de preparar-nos. O selo de Deus jamais será colocado à testa de um homem ou mulher cobiçosos. Jamais será colocado à testa de homens ou mulheres de língua falsa ou coração enganoso". (5)
Voltemos a Ezequiel 9. Após a destruição, a mortandade seria tão grande que os que sobrariam seriam em número tão reduzido que o profeta pensou que só ele havia sobrado: "Eu só..."
Antecedentes
Nesta altura alguém pode perguntar: Qual o crime dos israelitas, para serem assim tão duramente castigados, como na visão do profeta? Que fizeram eles? A resposta está no capítulo anterior. Leia Ezequiel 8:3-18.
Destaco o verso 10, no sentido figurado, espiritual: "E entrei, e olhei e eis que toda a forma de répteis, e de animais abomináveis, e de todos os ídolos da casa de Israel, estavam pintados na parede em todo o redor" (verso 10). Não podemos tomá-lo como dizendo, que os répteis e coisas abomináveis estavam pintados nos corações dos adoradores na casa do Senhor? E que estes mesmos adoradores estivessem a dizer: "... O Senhor não nos vê..."? (verso 12)
Por que "répteis e coisas abomináveis pintados na parede" dos corações de muitos modernos adoradores hoje, em nossas igrejas? Noutras palavras: Por que o pecado e a imoralidade na mente de muitos professos adoradores em nossas igrejas? Uma das causas está no verso 14. Estudemo-lo, portanto: "E levou-me à entrada da porta da casa do Senhor, que está da banda do norte, e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando por Tamuz". (verso 14).
O que significa a frase: "mulheres chorando por Tamuz"? Não devemos perder de vista o fato de que estas mulheres choravam por Tamuz na Casa do Senhor.
Tamuz era o "nome de uma divindade babilônica que denominavam Dumuzi, ou Duzi, que parece significar filho da vida, de onde vem a palavra TAMUZ. Era adorado em toda a Babilônia, na Assíria, na Fenícia e na Palestina... era esposo da deusa Istar... Morria anualmente para de novo aparecer no ano seguinte... no mês de junho... as mulheres choravam a sua morte; depois que voltava à vida, entoavam-lhe cânticos. ... Enchiam vasilhas de terra, com ramos de trigo, de cevada, de alface e de funtího, a que chamavam jardins de Adónis, e os expunham ao calor do Sol. O murchar das plantas simbolizava a morte da mocidade pelo deus-fogo Marte. Depois saíam as mulheres à procura do deus Adónis. Finalmente o encontravam em um dos jardins. Este achado era celebrado com atos de luxúria e cantos... rasgavam os vestidos..." (6)
Voltemos a nossa pergunta: Por que há homens em cujo coração existe toda sorte de répteis e coisas abomináveis? Uma das razões é que, tanto dentro como fora da igreja, há mulheres prestando culto a Tamuz.
Minha irmã está você por meio de suas vestes prestando culto a Tamuz? Especialmente na igreja, como na visão do profeta? Ao prestar o culto a Tamuz ou "chorar por Tamuz", as mulheres se despiam e passavam a praticar o que era conhecido como a "prostituição sagrada".
Meu irmão, assistindo algumas mulheres "chorando por Tamuz" tem você pintado toda a forma de répteis e de animais abomináveis nas paredes de seu coração? Errada ela, errado você. E se continuarem assim, ela "chorando por Tamuz" e você "pintando répteis e animais abomináveis nas paredes" de sua mente, cairão ante as armas destruidoras. NUNCA RECEBERÃO O SELO DE DEUS.
Consideremos ainda o verso 17: "Então me disse: Viste, filho do homem? Há coisa mais leviana para a casa de Judá, do que essas abominações, que fazem aqui? Havendo enchido a Terra de violência, tornam a irritar-Me; e, ei-los a chegar o ramo ao seu nariz", (verso 17)
"Antiga tradição judaica fala que a leitura pode ser: Meu nariz, isto é. nariz de Jeová. Parafraseando a passagem assim: "Eles se constituem uma afronta a Mim, voltando suas costas a Mim no local dedicado a Meu culto". (7)
Insisto com minha pergunta: Está você, minha irmã, com suas atitudes e vestes, na Casa de Deus, "chorando por Tamuz" com seu vaso de ramos, a passá-lo no nariz de nosso Deus? Não continue, senão vai morrer. Faça uma reforma em sua vida. Permita que o Espírito Santo a faça em sua .vida.
Meu irmão, será que pensa que "Deus não vê" as imagens de "répteis e animais abomináveis nas paredes" de sua mente após "assistir" mulheres chorando por Tamuz? Sim, Deus vê. Permita ao Espírito Santo lavar o seu coração, senão você vai morrer.
Que Deus nos ajude, por meio do Seu Espírito Santo, a ser limpos de mãos e puros de coração. AMÉM.

Referências :
1) Profetas e Reis, p. 448
2) Dicionário da Bíblia, p. 216
3) Seventh-day Adventist Bible g Commentary, vol. 4, p. 606. rt
4) Testemunhos Seletos, vol. 2, g pp. 67, 68 0
5) Idem, p. 70 3
6) Dicionário da Bíblia, p. 581 S
7) Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 4, p. 604